Pronunciamento

Silvio Dreveck - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/02/2008
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, sr. Presidente, obrigado, deputado Kennedy Nunes.
É uma pena termos que falar sobre um assunto lamentável, começando, em Santa Catarina, pela ponte "Orofino", passando pelos precatórios, pela manutenção da condenação de Paulo Afonso e agora, lamentavelmente, por esse novo episódio.
Mas quero falar em algo relevante para Santa Catarina que não é do meio político, mas sim, do meio empresarial.
O texto diz o seguinte:
(Passa a ler.)
"Prestígio
Empresa em sintonia com o consumidor
Sadia é a primeira no ranking catarinense de reputação.
Vencendo em quatro dos cinco quesitos avaliados, a Sadia chegou na frente e garantiu o primeiro lugar no ranking catarinense de reputação. A pesquisa inédita feita pela revista Amanhã e a Troiano Consultoria de Marca, diretamente com os consumidores dos três estados do sul, foi respondida por mais de seis mil pessoas, entre julho e outubro de 2007. 'As grandes campeãs - Sadia, em Santa Catarina, Tramontina, no Rio Grande do Sul, e o Boticário, no Paraná - são companhias que mantêm laços muito fortes com a população, o que refletiu no prestígio revelado pelo levantamento', disse Jaime Troiano, diretor da consultoria, à revista Amanhã.
Os atributos avaliados foram qualidade dos produtos e serviços, admiração e confiança que a empresa inspira, responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação e histórico e evolução da empresa ao longo do tempo. A Sadia, que hoje tem 52 mil funcionários, teve uma vitória apertadíssima sobre a vice-líder Tigre. A vitória da companhia de alimentos se consolidou com a vantagem sobre a Tigre nos atributos responsabilidade social e ambiental e histórico e evolução.
'O sucesso e a reputação de uma empresa dependem da imagem que ela constrói junto aos mais variados públicos. Diversas áreas da companhia trabalham não apenas para preservar a reputação construída ao longo dos anos, como também para torná-la cada vez mais sólida', afirma Fernanda Oruê, gerente de marketing da Sadia. 'A verdade é que a Sadia conseguiu criar e consolidar uma imagem de que o produto dela é melhor', analisa Lígia Fascioni, consultora em gestão de identidade corporativa e de design.
Segunda colocada no ranking de reputação em Santa Catarina, a Tigre teve seu melhor desempenho no quesito inovação. O que não chega a ser surpresa. 'Só no Brasil, lançamos 300 novos itens no ano passado', justifica Osvaldo Coni, diretor de marketing da Tigre, em entrevista à revista Amanhã.
No atributo responsabilidade social e ambiental, a maior pontuação foi da Hering, primeira empresa a aderir à campanha 'O Câncer de Mama no Alvo da Moda', realizada desde 1995 pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
De lá para cá, a têxtil catarinense já comercializou mais de cinco milhões de camisetas com a logomarca da campanha. A receita das vendas foi destinada para o tratamento de mais de 800 mil mulheres. Amélia Malheiros, gerente de comunicação corporativa da indústria têxtil, acredita que a pontuação se deve ao 'conjunto da obra'.
As melhores empresas, pelo índice de prestígio da marca corporativa - IPCM -, são: Sadia - 57,5; Tigre - 55,2; Perdigão - 54,7; WEG - 48,0; Bunge - 44,2; Hering - 41,8; Portobello - 36,6; Marisol - 35,2; Seara - 34,3; Karsten - 33,1.
A pontuação final expressa uma média da posição da empresa nos diferentes quesitos, de acordo com a importância relativa de cada um deles. Ela obteria cem pontos, se todas as pessoas entrevistadas a apontassem como a primeira colocada em todas as cindo dimensões (qualidade dos produtos e serviços, admiração e confiança, responsabilidade social e ambiental, inovação, e histórico e evolução)."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)