Pronunciamento

Silvio Dreveck - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/08/2011
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, há vários assuntos em pauta, mas não poderia deixar de registrar desta tribuna uma grande conquista do município de São Bento do Sul e do planalto norte, a instalação do Instituto Federal de Educação pelo governo federal. Essa conquista pertence a todas as lideranças de São Bento do Sul, prefeito, vereadores, empresários, lideranças comunitárias, que há muito tempo vinham fazendo essa solicitação ao governo federal.
São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre são cidades que têm a economia basicamente pautada na indústria de transformação, ou seja, transforma produtos de origem bruta em produtos acabados. E uma das necessidades da indústria como um todo, deputado Daniel Tozzo, é a mão de obra qualificada. São Bento do Sul já teve algumas conquistas importantes nesse aspecto, como a Udesc, a Escola Técnica e a própria Univille, que é uma universidade que está lá há 28 anos, mas a procura tem sido muito maior por cursos técnicos. Portanto, o Instituto Federal de Educação era um pleito de mais de dois anos e foi confirmado, com a assinatura de um protocolo pelo prefeito Magno Bollmann e pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
Quero reconhecer o trabalho de todos, mas não poderia furtar-me de reconhecer o esforço do deputado federal Pedro Uczai, que foi nosso colega nesta Casa por muito tempo. Em uma conversa que tive com ele, reforcei essa reivindicação de São Bento do Sul e ele reconheceu que era justo e meritório que o nosso município tivesse essa conquista.
Por isso quero, de público, reconhecer o seu trabalho, reconhecer o seu empenho, e dizer que essa conquista não é somente do município de São Bento do Sul, é do planalto norte catarinense, é de Santa Catarina e beneficiará principalmente os jovens, que terão a oportunidade de uma formação técnica de qualidade, reconhecida nacionalmente, através do Instituto Federal de Educação.
Portanto, parabéns a São Bento do Sul, ao planalto norte, ao governo federal, através da presidente Dilma Rousseff, ao deputado Pedro Uczai e às demais lideranças que colaboraram para essa conquista.
Outro assunto que me fez assomar a esta tribuna é a passagem dos 60 anos, no próximo dia 19, da Buddemeyer, que tem uma história de sucesso. Amanhã, dia 18, estaremos realizando uma sessão solene no município de São Bento do Sul e aproveitamos para convidar os deputados para participarem desse evento em homenagem a essa empresa que, além do que representa economicamente para Santa Catarina e para o Brasil, é muito importante para a comunidade do nosso município.
A empresa possui 1.150 colaboradores e faturou R$ 166 milhões em 2010. É uma empresa que valoriza muito o seu colaborador, que lhe dá oportunidade profissional, que faculta a sua participação em grupos de trabalho, contribuindo para a eficiência através de métodos de redução de custos e com isso permitindo também a sua participação nos lucros.
A Buddemeyer contribui ainda com a comunidade, através de atividades filantrópicas, através de ações de saúde em parceria com o município e através do patrocínio de atividades esportivas são-bentenses, como a natação, oportunizando que crianças, adolescentes e jovens se destaquem no cenário catarinense e nacional.
Além disso, a Buddemeyer é digna de destaque em termos de responsabilidade social. E vou citar um exemplo. Em uma de suas unidades, instalada no município de Campo Alegre, a empresa investe em tecnologia, em equipamentos para preservar o meio ambiente, especialmente a água. Faz a captação no rio Negro e depois de usá-la devolve-a ao rio para depois captar novamente.
Portanto, sr. presidente e srs. deputados, amanhã vamos render uma homenagem à Buddemeyer pelo transcurso dos seus 60 anos de existência.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)