Pronunciamento

Silvio Dreveck - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/02/2010
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente e srs. deputados, o que nos traz à tribuna no dia de hoje é a avaliação que fizemos em 2009 com relação aos investimentos do estado de Santa Catarina, principalmente no que diz respeito à Saúde, à Educação, à Segurança Pública e até a investimentos em determinadas regiões que o governo deixou de fazer.
O nosso colega, deputado Antônio Aguiar, há poucos dias fez uma manifestação em Canoinhas, falando de obras que o governo do estado se comprometeu a executar, através da secretaria de Infraestrutura. E, segundo o deputado Antônio Aguiar, esses compromissos não foram honrados em Canoinhas. Portanto, srs. deputados, não é apenas a Oposição que está fazendo críticas construtivas, há o reconhecimento de que existem problemas por parte de deputados que integram a base governista.
De certo modo, tenho que admitir que é importante quando se reconhece que o governo não cumpriu aquilo que prometeu à população ou ao parlamentar, como é o caso específico da região de Canoinhas, com relação àquelas obras não executadas e que foram citadas, em entrevista, pelo nosso colega Antônio Aguiar, por quem tenho muito respeito e consideração.
Temos feito um apelo também com relação a outras obras de infraestrutura, como é o caso da Rodovia dos Móveis, em São Bento do Sul, que faz a ligação com o estado do Paraná e que por sua vez faz a interligação com São Paulo e outros estados do Brasil; que faz a ligação com o vale do Itapocu, Jaraguá do Sul, Guaramirim, chegando à BR-280 e conectando-a com a BR-101 ao norte, nordeste e planalto norte, e com a BR-16, em Mafra.
Portanto, é uma rodovia essencial para todos os usuários, tanto aqueles que a utilizam para o transporte de produtos, quanto aqueles que a utilizam para o turismo e outras atividades de negócios. É uma rodovia, srs. deputados, que foi construída na década de 80, pelo então governador Esperidião Amin. Portanto, existe há mais de 20 anos, mas até hoje não houve um projeto de recuperação da pista e o fluxo de veículos tem aumentado continuamente. E como aumentou o número de veículos que por ela trafegam, como a população cresceu e como passa dentro de um bairro populoso, chamado Mato Preto, fazendo a ligação com o município de Campo Alegre, na localidade de Fragosos, faz-se necessária, deputado Serafim Venzon, a construção de uma terceira faixa, em dois trechos, no mínimo, com acostamento.
Conversava há poucos dias com o secretário de Infraestrutura, deputado Mauro Mariani, meu colega, e ele dizia que, lamentavelmente, não há como executar aquela obra de imediato ou em breve, até porque não há recursos, mas que está previsto um financiamento futuro da Corporação Andina de Fomento e que o projeto está em elaboração.
Pois bem, se houver pelo menos o alento de que esse projeto será aprovado e esses recursos serão utilizados na recuperação daquela rodovia, não só o deputado Silvio Dreveck e as lideranças políticas ficarão mais tranquilos, mas também toda a população, as entidades de classe que já se manifestaram pedindo a recuperação da rodovia, a Associação Empresarial de Campo Alegre, de São Bento do Sul, de Rio Negrinho, de Corupá e de Mafra, todos os prefeitos dos municípios afetados, independentemente de partido, os presidentes de Câmaras Municipais e os presidentes dos CDLs. Portanto, é uma reivindicação de todas as lideranças políticas, empresariais e sindicais que representam a população do planalto norte catarinense.
Toda semana percorremos o trecho de São Bento do Sul a Florianópolis e vice-versa. Além dos investimentos necessários para todo o sistema viário, a SC-301, principalmente na serra Dona Francisca, está precisando urgentemente de manutenção, ou seja, de uma limpeza nas margens da rodovia para a desobstrução das canalizações e tubulações, porque na época de verão o mato cresce mais por causa do calor, da chuva e as placas de sinalização ficam praticamente invisíveis e bastante prejudicadas.
Então, espero que o governo do estado, através da pasta competente, tome iniciativas para evitar que acidentes ocorram naquela rodovia, pois assim como ela, outras também necessitam rapidamente de sinalização horizontal, principalmente a BR-101, no trecho de Joinville até São Bento do Sul, onde foi inaugurado um elevado há poucos dias, no trevo da Oxford.
Também reconhecemos as obras que são realizadas, mas não podemos concordar com a falta de sinalização nas rodovias catarinenses. Isso é o mínimo a ser feito para evitar acidentes, nos quais muitas vezes vidas são ceifadas. Com o excesso de veículos nas rodovias, somado aos eventos de verão, como o Carnaval, que ocorreu há poucos dias, certamente faz-se necessária uma atenção mais especial, por parte do governo, no que diz respeito à sinalização das rodovias, srs. deputados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)