Pronunciamento

Silvio Dreveck - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/09/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, nos últimos dias temos praticado a democracia em várias atividades aqui na Assembléia Legislativa e também partidariamente falando.
Tive a oportunidade de ouvir aqui a manifestação de vários deputados. Primeiro, por conta de projetos que envolveram manifestações apartidárias, mas por outro lado, também ouvi manifestações, deputado Antônio Aguiar, v.exa. que é do nosso planalto norte-catarinense, ouvi vários elogios ao deputado federal da nossa região que desceu a serra Dona Francisca, mesmo que o deputado Darci de Matos não tenha recebido com tanta alegria, mas é, na verdade, o exercício da democracia.
Nós tivemos, no Planalto Norte, na última sexta-feira, dia 21, deputado Jandir Bellini, uma viagem de exercício da democracia e da cidadania. Fomos a Canoinhas junto com o ex-governador Esperidião Amin, com a deputada federal Angela Amin e com o nosso presidente deputado Joares Ponticelli. Lá fomos agraciados com o ingresso do ex-prefeito de Canoinhas, que todos nós conhecemos pela sua índole, um homem de bem, e que ingressou nas fileiras do Partido Progressista, fazendo uma manifestação que me alegrou. Dizia ele, na oportunidade, que está ingressando no Partido Progressista sem nenhuma solicitação, nem troca de qualquer tipo de cargo ou compromisso do partido com o ex-prefeito João José Klempous. Ao mesmo tempo, dizia ele na oportunidade, que o seu compromisso e de seus liderados seria com Canoinhas.
Digo isso não como uma manifestação para menosprezar os demais partidos, ou qualquer coisa nesse sentido, mas de fato é o exercício da democracia, porque assim como nós perdemos filiados nós também acrescemos filiados na nossa agremiação.
De Canoinhas, fomos a Porto União. Tivemos a grata satisfação de filiar nada menos do que o presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, o sr. Luiz Alberto Pasqualin, com cinco mandatos na Câmara, também ex-peemedebista que ingressou no Partido Progressista.
Descemos a Papanduva e lá tivemos a satisfação de ter em nosso meio novamente, deputado Jandir Bellini, o nosso ex-correligionário, dr. Luiz Henrique Saliva. À noite, já em Mafra, tivemos o ingresso no Partido Progressista do ex-prefeito Carlos Schölze, ex-vereador, uma grande liderança, um homem de bem, ex-prefeito e que também ingressou nas fileiras do Partido Progressista.
Na região norte sabemos que hoje o Partido Progressista tem uma única prefeitura que é Três Barras, mas com essas lideranças poderá, evidentemente, exercitar a própria democracia com maior competitividade, o que é salutar para todos nós.
O Sr. Deputado Jandir Bellini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não!
O Sr. Deputado Jandir Bellini - Quero parabeniza-lo deputado Silvio Dreveck. Tenho acompanhado o trabalho democrático e partidário que v.exa. tem feito no norte catarinense, trazendo às fileiras do Partido Progressista lideranças daquela região.
O Partido Progressista, deputado Silvio Dreveck, vem crescendo, eu diria assim, no âmbito estadual. Há uma expectativa muito grande por parte de diversas lideranças com relação não só ao pleito do próximo ano, quando serão eleitos novos prefeitos em todo o Brasil, mas também no pleito de 2010.
Na foz do rio Itajaí não é diferente. Grandes lideranças, vereadores, lideranças políticas do passado, estão assinando ficha. Ontem à noite, inclusive, tivemos uma reunião na cidade de Itajaí. Diversas lideranças municipais de outros partidos ingressaram no Partido Progressista pela proposta, pelo trabalho, pelo ideal das lideranças que o partido possui.
Então, parabéns a v.exa. Continue assim. Tenho certeza de que o resultado que espera será alcançado.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, deputado Jandir Bellini. Eu acredito que não é só essa expectativa, porque temos tido manifestações de lideranças que estão, de certo modo, insatisfeitas com a atual gestão do governo do estado, porque se não fosse assim, certamente não estariam procurando partidos de oposição para fortalecer a democracia em Santa Catarina. Na medida em que não há uma disputa mais competitiva, evidentemente que há um enfraquecimento da democracia, e nós estamos novamente vivendo um bom momento da democracia catarinense, na expectativa de poder fortalecê-la.
Nós vamos ter uma democracia forte na medida em que os partidos se fortalecem, e o nosso partido também é um partido que tem história no cenário catarinense e no cenário nacional como muitos têm. Sempre foi um partido que preconizou a livre iniciativa, é um partido que visa dar oportunidades, promover as pessoas através da educação, do conhecimento, da ciência e da tecnologia, que dá oportunidade através do meio produtivo, em especial a agricultura e outros meios.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)