Pronunciamento

Silvio Dreveck - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2008
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sra. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, ontem não tive a oportunidade de me manifestar sobre as eleições municipais, mas vou fazer isso no dia de hoje começando por cumprimentá-lo, deputado Jandir Bellini, pelo sucesso da sua eleição em Itajaí. Mas mais do que isso, quero registrar que a sua eleição foi fruto do trabalho de oito anos como prefeito, de 1996 a 2004, pois v.exa. colocou Itajaí como município referência, não só em Santa Catarina como no Brasil, e priorizou as pessoas e a qualidade de vida do povo de Itajaí. E priorizar a qualidade de vida é investimento em favor do cidadão, porque qualidade de vida é fazer boa educação, é fazer boa saúde, é investir no saneamento, é investir no transporte coletivo, na habitação, no esporte e no lazer.
Enfim, v.exa. tornou o município de Itajaí em um município, como já disse, de referência nacional, para o bom exemplo da gestão pública. Por conta disso que v.exa. teve êxito nessas eleições. E eu não tenho dúvida de que fará novamente uma gestão exemplar para Santa Catarina e para o Brasil.
Eu acredito que é no município que o cidadão, que as pessoas procuram cada vez mais a solução para os seus problemas, seja na saúde, na educação, no atendimento à creche, no transporte, na própria segurança, que não é uma incumbência do município, mas as pessoas têm como se aproximar, procurando vereadores e prefeitos.
Então, além de fazer uma boa gestão, prefeitos, vereadores, vice-prefeitos têm que estar à disposição da população para dar-lhe a atenção merecida, já que o poder público é quem transforma a receita, a arrecadação em benefícios à comunidade.
Por isso tenho insistido e volto a tocar nessa tecla, ou seja, que a melhor descentralização de dinheiro, em palavras mais simples, é através das prefeituras municipais, deputado Dirceu Dresch. Não há necessidade de criar outros mecanismos para descentralizar os recursos, porque é exatamente nas prefeituras que se atinge as pessoas das comunidades mais distantes. E esse mecanismo das prefeituras é um modelo que deu certo, algumas com mais eficiência, outras com menos, mas, evidentemente, todos que são eleitos têm o propósito de fazer o melhor para a população.
E nesse modelo de descentralizar investimentos através das prefeituras quem ganha é o usuário, quem ganha é o contribuinte, porque esse dinheiro evidentemente vai para investimentos. Ou seja, não é só para as despesas operacionais de pessoal, de energia, de telefone, de aluguel, o dinheiro vai para melhorar a saúde, melhorar a educação, a habitação, o transporte.
Certamente por isso a eficiência do serviço público é melhor do que qualquer outro mecanismo que se procure fazer, diante até de um orçamento que o estado tem, que não é compatível com aumento de despesas operacionais ou despesas de custeio.
Quanto mais priorizarmos os investimentos para chegar ao cidadão, tanto mais vamos melhorar a qualidade de vida até porque, deputado Pedro Uczai, o conjunto da economia internacional não está passando por um bom momento. Então, é hora de os prefeitos eleitos, de os governadores de estado se preocuparem em reduzir despesas operacionais, reduzir custeio, ter uma máquina mais enxuta e priorizar os investimentos, porque certamente o dinheiro irá diminuir para o poder público e para o bolso de cada um de nós.
Essa bola de neve que começou lá nos Estados Unidos, numa economia globalizada, estendeu-se para o mundo. Nenhum país, nenhum estado, nenhum município está imune às conseqüências que nós vamos sofrer principalmente a partir do ano que vem. Os orçamentos serão revistos tanto nos estados, quanto nos municípios, como também na União, porque o setor produtivo será menor, ou seja, irá gerar menos riquezas. É o momento de antecipar, de antever essa situação que irá afetar-nos e por conta disso já há a preocupação de reduzir despesas de custeio e fazer mais investimentos.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)