Pronunciamento

Silvio Dreveck - 036ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 10/10/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, em primeiro lugar eu quero fazer menção ao Projeto de Lei n. 0430/2007, aprovado nesta Casa e que no dia de hoje teve aprovada a sua redação final, que denomina a rodovia que faz a ligação da BR-280 com o município de Irineópolis, que denominamos Oscar Eugênio Grossl, ilustre cidadão de saudosa memória.
(Passa a ler.)
"Oscar Eugênio Grossl, natural de Porto União (Santa Catarina), nascido em 28 de junho de 1944, junto com seus pais, fixou residência em Irineópolis no ano de 1958. Iniciou sua vida profissional como agricultor, carpinteiro e pedreiro.
Em 1970, após aprovação em concurso público, ingressou na prefeitura municipal de Irineópolis, onde ocupou as mais diversas funções. Formado técnico de contabilidade, que na época fornecia habilitação plena, foi, por muitos anos, contador da prefeitura municipal.
Foi eleito prefeito municipal de Irineópolis no período de 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988, exercendo, também, nessa época a presidência da AMURC - Associação dos Municípios da Região do Contestado. Exerceu o cargo de vereador no período entre 1º de janeiro de 1993 e 31 de dezembro de 1996. Eleito vice-prefeito municipal assumiu o cargo em primeiro de janeiro de 1997, sendo que em 06 de novembro do mesmo ano passou a exercer o cargo de prefeito municipal, devido ao falecimento do então prefeito municipal, Dalmo Edson Sfair.
No período em que foi prefeito (1983-1988), estava sendo construída a BR-280. Graças a sua forte influência junto aos líderes políticos da região, bem como do então governador, Esperidião Amin, Oscar conseguiu recursos para a construção da rodovia SC-460, que dá acesso à cidade de Irineópolis, num total de 5,75 quilômetros, cuja inauguração se deu em 21 de setembro de 1986.
Em Irineópolis, Oscar sempre participou da vida social, sendo presidente da Sociedade Recreativa e Cultural de Irineópolis, presidente do Esporte Clube Iguaçu, presidente do Rotary Club e presidente do Centro Espírita João Maria Agostinho por mais de dez anos.
Oscar Eugênio Grossl faleceu em 13 de abril de 2005, aos 60 anos, vítima de um infarto fulminante."
Feito o registro, por essa homenagem merecida, quero aqui agradecer a todos os parlamentares que votaram a favor desse projeto de lei, homenageando o sr. Oscar Eugênio Grossl, de saudosa memória, dando seu nome à rodovia SC-460, que dá acesso ao município de Irineópolis.
Outro assunto que me traz a esta tribuna é a audiência pública que tivemos aqui na segunda-feira, juntamente com o nosso deputado federal Cláudio Vignatti e com o senador José Maranhão, que preside a comissão Orçamentária.
O deputado federal Cláudio Vignatti, relator do PPA nos deu a oportunidade, deputados Jailson Lima e Décio Góes de, pela primeira vez, aqui em Santa Catarina, expressar e sugerir as nossas reivindicações nos mais diversos segmentos da sociedade catarinense.
E faço uma reflexão, até por conta do acidente que ocorreu no extremo oeste e que nós lamentamos muito. Quando ocorrem acidentes as causas podem ser as mais diversas, pode ser imprudência de um motorista ou de outro, pode ser uma falha mecânica e pode ser a deficiência na rodovia, não posso e nem quero aqui julgar.
Pensando neste mesmo assunto, voltamos àquela segunda-feira, quando tivemos a oportunidade de sugerir que no Orçamento da União seja incluído o trecho da BR-280, que liga Jaraguá do Sul a São Bento do Sul, uma vez que aquela rodovia, no trecho de Jaraguá do Sul/São Francisco do Sul, já tem recurso previsto no Orçamento para a duplicação, e no trecho de São Bento do Sul/Jaraguá do Sul e vice-versa não há previsão orçamentária nenhuma.
É um trecho sinuoso com a serra de Corupá, o deputado Antônio Aguiar conhece bem, e já tivemos uma pequena melhoria que foi a sinalização feita pelo DNIT, mas necessita urgentemente de uma terceira faixa em determinados pontos críticos e precisa de uma recuperação em trechos em que a pista está danificada, não só para justificar o aspecto da rodovia em si, mas também para dar segurança aos usuários, principalmente porque é um corredor que vem absorvendo toda a economia do norte catarinense e do sudeste do Paraná ao Porto de São Francisco do Sul. Os acidentes lá têm sido freqüentes, não só pela imprudência, mas também pelo estado daquela rodovia.
Tivemos também, deputado Antônio Aguiar, a oportunidade de sugerir que fosse incluída no Orçamento da União a travessia de Rio Negrinho que também é um ponto crítico, em função do aumento de veículos e do desenvolvimento industrial que ocorreu com as grandes fábricas, como é o caso do Piên, no Paraná, que consome toda a madeira do norte catarinense.
Porto União, nossa cidade vizinha, também necessita de investimentos para fazer o deslocamento, ou seja, a ligação de uma nova alternativa de rodovia entre a BR-280 e a BR-153. Espero que possamos contar com o apoio de todos, com nossos deputados estaduais e federais, independente de cor partidária, porque é um assunto que merece atenção tanto nossa quanto dos nossos colegas deputados federais.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Gostaria de cumprimentar v.exa. por tratar de um tema regional, e por descrever tão bem a participação do estado de Santa Catarina ao fazer, ao governo federal, as reivindicações mencionadas.
Gostaria de me reportar especialmente a Corupá e São Bento do Sul, onde a neblina se faz presente quase todos os dias. Precisamos, sim, da iluminação pública, principalmente no segmento da serra, que se torna quase intransitável à noite devido à neblina forte.
Acho que já foi feito o pedido para a iluminação da serra de Corupá a São Bento do Sul, que realmente beneficiaria essas duas cidades e todos aqueles que por lá transitam, pois fica difícil trafegar à noite com neblina.
V.Exa. está de parabéns pelo relevante tema apresentado.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar, v.exa. conhece muito bem aquela rodovia, conhece a região, e como disse, principalmente no trecho de Jaraguá do Sul a São Bento do Sul, mais precisamente na serra, nós sabemos que há necessidade de investimentos, porque é sinuosa, com aclividade e com jazidas que dificultam a construção de uma terceira faixa.
Há necessidade de se buscar alternativas, porque certamente se continuar o fluxo de veículos pesados, que cada vez aumenta mais em função das exportações, se não for feito algo, poderá certamente haver maiores prejuízos, tanto para a nossa economia quanto para os usuários.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)