Pronunciamento

Silvio Dreveck - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2010
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Obrigado, sr. presidente!
Deputado Dagomar Carneiro, v.exa. é o autor desse projeto que, com muita propriedade, cria uma lei com dois aspectos a salientar e que v.exa. já discorreu sobre os mesmos.
O pinheiro brasileiro, como é conhecido, ou melhor, como é conhecida a araucária, a angustifólia no estado de Santa Catarina, temos presenciado, e v.exa. já registrou aqui, que de fato nasce o pinheiro araucária, e a foice o decepa, porque não se permite qualquer tipo de extração dessa madeira para o seu próprio consumo. O pequeno produtor, o agricultor, principalmente, não consegue fazer uma casa para a sua família nem reformar o seu galpão.
Ao mesmo tempo vemos áreas nas quais os desmatamentos são permitidos. Se essa lei não for aprovada nesta Casa, certamente não vai levar 500 anos, deputados, em muito menos não vamos ter mais o pinheiro araucária em Santa Catarina. Quando aárvore está madura, por que não aproveitá-la desde que, como v.exa. colocou no projeto, se plante outras, ou seja, de cada uma que será utilizada, serão plantadas cinco? Então, teremos uma recuperação fantástica ao longo dos anos. E se continuar como está no dia de hoje, certamente o prejuízo será muito maior para a preservação, para aqueles que utilizam do seu fruto, para comercialização que vai diminuindo cada vez mais, e ao mesmo tempo o nosso pequeno proprietário vai decepando qualquer pinheiro, araucária, que vai nascer na sua pastagem, no seu campo ou até na sua terra cultivada.
Então, quero deixar aqui o nosso compromisso de votar favorável ao projeto e defender essa responsabilidade não apenas de extrair a madeira, mas de repô-la, que é o grande conteúdo do projeto, de fazer a exigência de antes que se extraia se refloreste primeiro para depois permitir o corte, ou seja, extrair, principalmente para o consumo que é um dos maiores problemas que temos em Santa Catarina.
Parabéns pela iniciativa, deputado Dagomar Carneiro.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)