Pronunciamento

Silvio Dreveck - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/11/2011
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Compartilhado por v.exa., que sobe a serra Dona Francisca, sr. presidente, e que nos honra com a sua participação em muitos eventos no planalto norte e no nordeste catarinense.
Sras. deputadas e srs. deputados, ainda para contribuir um pouco, deputado Valmir Comin, com a sua brilhante fala a respeito da ponte Hercílio Luz, quero dizer que é evidente que todos temos que nos empenhar para que esse ícone, um patrimônio imensurável, no mínimo seja, como diz v.exa., estabilizado para depois se fazer a sua recuperação. O que não se pode permitir é que, por um acidente, venha a desabar essa histórica Ponte Hercílio Luz. Mas isso não vai acontecer! Eu acredito que ainda há tempo de se fazer essa estabilização para que não aconteça o que muitos revelaram na audiência pública.
Mas, sr. presidente e srs. deputados, eu quero fazer, neste momento, um registro importante que ocorreu no dia de ontem, na cidade de São Bento do Sul, mais precisamente na comarca daquela cidade, oportunidade em que se comemorou 120 anos da comarca de São Bento do Sul, deputado Nilson Gonçalves.
Em 1891 foram criadas as primeiras comarcas de Santa Catarina, entre elas a de São Bento do Sul, a de Joinville, sua cidade, deputado Nilson Gonçalves, entre outras. Essa foi, de fato, uma decisão importante, na época, do Tribunal de Justiça, que estendeu o serviço da Justiça de Santa Catarina em várias regiões, na medida em que o estado foi crescendo, a população foi aumentando.
E tivemos, no dia de ontem, essa comemoração, oportunidade em que o presidente do Tribunal de Justiça, dr. José Trindade dos Santos, estava presente, assim como também o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o eminente desembargador Sérgio Torres Paladino. E na ocasião eu tive a oportunidade de saber que ele atuou como promotor público na comarca de São Bento do Sul e que, no início, essa comarca congregava três municípios: São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. No decorrer dos anos, na década de 70 para 80, foi criada a comarca de Rio Negrinho e São Bento do Sul permaneceu com o município de Campo Alegre, tendo ainda este município como pertencente à comarca de São Bento do Sul.
Isso nos remete a registrar esse momento, tendo em vista os depoimentos daqueles que lá foram homenageados: um dos advogados mais antigos da Comarca, o dr. Aníbal Cordeiro; o são-bentense e um advogado atuante há muitos anos na Comarca, o dr. Bráulio José Roesler; o serventuário que hoje já está no exercício da inatividade, mas que trabalhou por 47 anos na Comarca de São Bento do Sul e representou todos os serventuários, o sr. Emílio Jhontgm, mais conhecido como Furis; além do magistrado que coordena todos os magistrados de Santa Catarina, o dr. Luiz Felipe, que trabalha no Tribunal de Justiça, em Florianópolis.
Cito ainda as demais autoridades que participaram dessa comemoração dos 120 anos da instalação da comarca de São Bento do Sul: o prefeito Magno Bollmann; o vice-prefeito, Flávio Ervino Schuhmacher; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Nilva Marli Larsen Holz; o vereador Antônio Joaquim Tomazini Filho; o diretor do fórum, o juiz Edson Luiz de Oliveira; além de tantas outras autoridades.
Dou um destaque especial para todos que por lá passaram e atuaram como juízes e promotores. Sem dúvida, os depoimentos de todos aqueles que atuaram na comarca de São Bento do Sul foram os mais brilhantes, reconhecendo que a comarca de São Bento do Sul é um exemplo para Santa Catarina e o Brasil, pelas pessoas que compõem a nossa querida São Bento do Sul, que são trabalhadoras e atuam na sociedade com respeito. E, por conta disso, a própria Justiça tem uma condição melhor, até, de ter uma atuação mais eficiente, porque não há tantos conflitos quanto os que ocorrem em outras comarcas, conforme depoimentos lá relatados no dia de ontem.
Então, quero, de modo muito especial, parabenizar todos.
Gostaria, ainda, de lembrar, neste momento, que essa homenagem dos 120 anos foi feita por iniciativa do nosso grande magistrado lá de São Bento do Sul, o dr. Romano Enzweiler. Foi ele que tomou essa iniciativa de comemorar os 120 anos de instalação da comarca de São Bento do Sul e que liderou todo esse processo. Foi uma cerimônia simples, mas muito significativa para a comunidade de São Bento do Sul e para toda a população sãobentense.
Parabéns à comarca de São Bento do Sul, ao Tribunal de Justiça, ao Ministério Público, a todos aqueles que participaram e à Justiça catarinense, que é um bom exemplo não somente para Santa Catarina, mas para todo o Brasil.
Sr. presidente, agradeço a oportunidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)