Pronunciamento

Silvio Dreveck - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/03/2013
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado.
Sr. presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, o assunto que me traz a esta tribuna é o esforço de todos os partidos, de todos os deputados, que contribuíram para que se chegasse a esse consenso de instalação das comissões.
O que era mais difícil, o que estava dependendo de acordos, encaminhamentos, era a comissão de Constituição e Justiça que no dia de hoje instalou-se, sob a Presidência do deputado Mauro de Nadal. E não tenho a menor dúvida de que s.exa. conduzirá a comissão com a sua pertinente capacidade. Não temos dúvida de que pelo conhecimento e formação do deputado, s.exa. haverá de conduzir de acordo com o que estabelece a Constituição Federal, a Constituição Estadual, o Regimento Interno desta Casa, até porque no seu pronunciamento já assumiu esse compromisso.
Além disso, foi muito bem lembrado pelos nobres deputados, mais especificamente pelo deputado Edison Andrino, o trabalho do deputado Romildo Titon, que preside neste momento a sessão, que ao longo desses anos conduziu a comissão de Constituição e Justiça com imparcialidade, tomando sempre as decisões que deveriam ser tomadas no momento exato, para a celeridade dos projetos, nunca deixando de oportunizar aos parlamentares inteirar-se com mais profundidade da matéria.
Com isso v.exa. foi lembrado, hoje, lá na comissão pelo deputado Edison Andrino e também pelos demais deputados que faziam parte da Comissão de Constituição e Justiça, ao passo que também, de uma forma muito unânime, foi feita a eleição com a aprovação de todos os novos membros da comissão de Justiça, aprovando então o nosso presidente Mauro de Nadal.
Não foi diferente também na comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, quando o deputado Marcos Vieira assumiu a Presidência pela sua longa história, também da mesma forma pelo seu conhecimento da administração pública no que diz respeito à Assembleia Legislativa, como do conhecimento do governo, até porque já foi secretário da Administração e possui todas as condições para exercer muito bem a função de presidente.
E assim várias comissões hoje foram instaladas, o que permite a partir da semana que vem, srs. deputados e sras. deputadas, iniciarmos efetivamente os trabalhos nas comissões e permitir também evidentemente dar celeridade aos projetos que já estão nesta Casa, e são muitos. Até já há a expectativa da população catarinense da liberação desses projetos que irão tramitar nesta Assembleia Legislativa, desde os que envolvem a educação, o salário mínimo regional, entre outros, por conta das instalações das comissões.
Acredito que possa ter demorado um pouco, mas foi melhor um acordo do que se tivesse que dividir os votos, deputado Sargento Amauri Soares, v.exa. que também participou hoje de manhã na eleição dos membros da comissão de Constituição e Justiça. E eu acabava de dizer da Presidência na pessoa do deputado Mauro de Nadal. E v.exa. fez uma explanação inclusive durante o andamento da reunião, assim como o deputado José Nei Ascari.
E para a sorte, para o bem de Santa Catarina, para o bem da Assembleia Legislativa, temos agora a definição dessas comissões. E a partir da semana que vem então os projetos darão andamento tanto nas comissões como posteriormente no plenário desta Casa Legislativa.
Certamente todos os parlamentares irão se empenhar, como é habitual dos parlamentares catarinenses se dedicarem em todas as comissões e também no plenário para decidirem o melhor em favor do povo catarinense.
Portanto, parabéns aos presidentes que assumiram. Parabéns aos membros que fazem parte das comissões. E a partir de hoje Santa Catarina volta a este plenário com projetos para serem deliberados através do voto a favor ou contra, mas haverá celeridade, não tenho dúvida disso, para o bem de Santa Catarina.
Obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)