Pronunciamento

Silvio Dreveck - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/10/2013
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada.
Deputado Sargento Amauri Soares, a quem tenho admiração e respeito, embora nem sempre haja convergência em alguns assuntos, é bom que haja pensamentos e ideias, como no caso da Petrobras. A Petrobras é uma empresa importante para o Brasil, mas hoje necessita de recursos de parceiros da iniciativa privada para a realização de algumas atividades. Que bom se a empresa tivesse todos os recursos necessários, mas não é a realidade, como é o caso do gás no Brasil, que está num momento de estagnação pela falta de investimentos.
O gás é uma energia limpa e a Petrobras fez um grande esforço para trazê-lo da Bolívia, isso foi importante para o Brasil, e houve incentivo para sua utilização tanto na indústria como em outras atividades. Entretanto, acabou se limitando a explorar mais gás no Brasil pela falta de recursos da empresa, pois a Petrobras tem várias atividades. Ela domina 20 distribuidoras de gás e isso acaba limitando os investimentos, não há recursos suficientes para tudo isso.
Por outro lado, em Santa Catarina temos muitos pedidos de utilização do gás natural, mas a capacidade do gasoduto já está totalmente tomada, praticamente 100%, pelo gás existente. Teríamos que aumentar essa capacidade de vazão.
Quero crer que se esse modelo de partilhamento que foi feito, onde houve apenas um consórcio, fosse parecido com o que existia, certamente teríamos mais empresas e investimentos na exploração do Pré-Sal, que é uma riqueza do Brasil, reconheço, mas apenas terá utilidade para a sociedade brasileira se for extraída e transformada em produtos e subprodutos para utilização da população. E, em contrapartida, o quanto antes iniciar essa exploração e utilização, tanto antes teremos a participação desses recursos na saúde e educação.
Então, é importante que o Brasil amplie e realize novos leilões, com um modelo no qual tenhamos a maior participação, e maiores atrativos para grandes empresas com recursos para investir com tecnologia. E nesse caso, principalmente a França, que é um país muito avançado nessa tecnologia do Pré-Sal. Em que pese a China não ter tecnologia, mas tem um interesse muito grande também, até para o futuro do próprio país.
E não é diferente também na nossa matriz energética, é preciso dar mais celeridade às nossas hidrelétricas. O petróleo é uma fonte de energia importante, e está aí o Pré-Sal. A hidrelétrica produz uma energia limpa, renovável, mas o Brasil tem grande dificuldade para dar andamento a projetos e a obras que já estão em construção, algumas de forma muito lenta por conta de problemas ambientais, pois no Brasil tudo é difícil, tudo não pode. Agora até para duplicar uma BR tem que contratar uma empresa para fazer captura de animais silvestres.
Mas é um exemplo que estou dando, deputado Reno Caramori, porque na questão energética não é diferente. O problema é que temos um potencial, uma capacidade enorme de produzir energia limpa renovável, mas, infelizmente estamos com várias hidrelétricas em estágio avançado de recuo, a exemplo da Belo Monte. A confiança dos grandes investidores brasileiros e estrangeiros fica abalada, porque eles não querem se arriscar a fazer empreendimentos tão importantes para o país, como é o caso da energia elétrica, através das hidrelétricas, porque podem aplicar o dinheiro e não ter retorno nem em médio ou longo prazo, por não saber quando vai iniciar ou terminar, pois a cada passo que se avança alguém diz que não pode, ora é um órgão ambiental, ora são as manifestações. No caso da Belo Monte é uma manifestação ideológica.
Na Belo Monte, com todo respeito, houve uma subdivisão de 14 aldeias, que se transformaram em 45, porque estão recebendo recursos, não do governo, mas do nosso povo que paga impostos. Eles se aliam a ONGs internacionais para dizer que a usina não pode continuar e paralisam por uma, duas semanas, depois volta a funcionar e depois paralisa novamente. Mas aqueles que estão lá recebendo o nosso dinheiro para fazer esses movimentos, estão com celular, falando inglês, andando de avião e impedindo o avanço e o desenvolvimento do nosso país.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)