Pronunciamento

Silvio Dreveck - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Obrigado, sr. presidente.
Além das escolas de Rodeio, sr. presidente, estão visitando a nossa Assembléia hoje a Escola de Educação Básica Alinor Vieira Corte, com alunos do 3º ano do ensino médio, do município de Papanduva, sob a coordenação das professoras Wilma Granza Madureira e Sônia Aparecida Oliynek, com 44 pessoas, entre alunos e professores. E a Escola Básica Municipal Baselisse C. Ramos Virmond, de São Bento do Sul, com 50 pessoas, entre professores e alunos, sob a coordenação das professoras Neide Ceregatti e Jucir Roberge.
Sejam bem-vindos.
Obrigado, sr. presidente.
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. presidente, deputado Julio Garcia, amigo que muito tem orgulhado este Parlamento. Hoje falei de v.exa. no programa Fala Deputado, parabenizando-o pelo excelente trabalho que tem realizado nesta Casa, honrando todos os catarinenses.
Sras. deputadas, srs. deputados, platéia maravilhosa, professores que nos honram com sua presença e esses jovens queridos, amados, que são os futuros dirigentes do nosso querido Brasil, sejam bem-vindos ao Parlamento catarinense.
Sr. presidente, no dia 27 de outubro, sábado passado, foi inserido no calendário oficial do estado o Dia do Conselheiro Tutelar. Esta deputada foi convidada pelo presidente Paulo Kons e pelos 273 conselheiros tutelares, representando os seus respectivos municípios, e honrada com uma homenagem no município de Curitibanos. Lá fui agraciada com o título de Cidadã Benemérita dos Conselhos Tutelares. Eu me senti muito honrada em poder ser sócia benemérita e receber aquela honraria dos conselheiros tutelares com tanto carinho.
Quero dizer, sras. deputadas e srs. deputados, que o que fazemos neste Parlamento nada mais é do que a nossa obrigação. Afinal de contas, fomos nomeados pela população catarinense para responder aos anseios dos jovens, das crianças, dos adolescentes, dos idosos e também para puxar a orelha daqueles que merecem ser advertidos.
Srs. deputados, hoje trago outro assunto preocupante não somente para o estado de Santa Catarina, mas também para Brasil. Acompanhamos os últimos informes, através dos veículos de comunicação, sobre a adulteração do leite.
Deputado Silvio Dreveck, na semana passada ocupei a tribuna e falei a respeito deste assunto. inclusive fiz uma solicitação, já protocolei nesta Casa e também na comissão de Saúde da qual sou membro, para que possamos trazer os técnicos para responder alguns questionamentos, para tirar as dúvidas da população catarinense a respeito da adulteração do leite.
Trago aqui duas matérias do Diário Catarinense de ontem, dia 29, segunda-feira, que diz o seguinte:
(Passa a ler.)
"Leite terá controle mais rígido
Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Ministério Público estão preparando mudanças na fiscalização da produção do leite. O sistema atual é considerado ineficaz. São apenas 212 fiscais para 1,7 mil laticínios no país. A reformulação vai acabar com o fiscal fixo nas empresas. Ele será substituído por uma equipe de três ou quatro pessoas treinadas pela polícia.
As medidas começam a valer em 15 dias. Segundo a Anvisa, o leite com problemas está fora do mercado.
Técnicos da equipe de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS vão vistoriar hoje o local onde foram encontradas milhares de caixas de leite enterradas no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari."[sic]
E aqui há outra matéria, também de hoje, do jornal Diário Catarinense que diz: "Longa vida tem queda de 20% nas vendas".
Mas é claro! Como é que nós vamos comprar veneno para dar às nossas crianças? É incrível este nosso país! Fiscais assassinos, com a ganância de ganhar dinheiro, de enriquecer cada vez mais à custa da população, das crianças, dos órfãos que estão nos orfanatos e dependem do leite, do bebezinho recém-nascido e da pessoa idosa.
Nós não podemos mais acobertar bandidagem! Nós não podemos mais passar a mão na cabeça de pessoas mal intencionadas, que para crescer têm que matar, têm que pisar no outro! Não vamos admitir mais! Já imaginaram, amanhã ou depois? Isso aí, é claro que quem vai explicar mais tarde... Temos aqui os médicos e deputados, Antônio Aguiar e Jailson Lima, que irão, com certeza, falar dos danos que causam a soda cáustica, o ácido, a água oxigenada e os outros componentes.
Então, sr. presidente, a ganância para enriquecer de uma maneira muito rápida tem que causar danos às crianças, aos idosos, enfim, a toda a população. E nós, que bebemos o nosso café com leite sagrado da manhã - e aqui também tomamos o nosso cafezinho, que é nosso direito - não sabemos nem o que estamos bebendo. Chegou a um ponto que é preciso colocar atrás das grades essas pessoas que plantaram o mal! Elas têm que prestar contas à população.
Aqui diz que há queda nas vendas. É claro que há queda nas vendas! Quem irá comprar porcaria? Há mais essa matéria aqui, muito importante para que possamos fazer uma leitura minuciosa.
Sr. presidente, a revolta é muito grande quando somos lesados em nossos direitos! Todo o trabalhador sua para ganhar o pão de cada dia, e quando fica sabendo dessas notícias, é uma tristeza!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)