Pronunciamento

Silvio Dreveck - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/09/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, o meu pronunciamento de hoje se refere ao município de São Bento do Sul, que no próximo domingo vai completar 134 anos. Trata-se de um município industrial, que tem sua economia pautada na indústria. Mais de 50% da sua atividade econômica vem da indústria, representada por, aproximadamente, 35% no setor moveleiro.
Dentre as indústrias, temos a maior fábrica de produtos de higiene e limpeza da América do Sul, que tem excelentes produtos. Temos também a cerâmica de mesa e o setor têxtil, de malharia e toalhas, além do setor metalúrgico. Poderia aqui discorrer sobre muitas indústrias, pois é uma economia que se vem diversificando.
Mas também é um município que mantém, através da sua gente, as tradições na música, no folclore, na gastronomia e na arquitetura, atraindo, através dessas atividades culturais, dessas tradições, o turismo de eventos, o que faz com que agregue valor à sua economia.
Para ilustrar um pouco melhor, peço que o pessoal da assessoria coloque em evidência o vídeo que trouxemos.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
Vale ressaltar ainda que a economia de São Bento do Sul, por se destacar na indústria, exporta aproximadamente 30% do que produz. Podemos dizer poucos países têm, na sua economia, uma exportação com esse percentual. Podemos falar do Canadá, da Alemanha, do Japão e de outros países que tem a exportação com um percentual tão elevado.
Por isso, muitas vezes tenho insistido, desta tribuna, sobre os problemas atuais para aqueles que exportam, porque como a economia de São Bento do Sul é muito calcada na exportação, obviamente que há uma preocupação, nos dias de hoje, em função de vários aspectos que aqui já tivemos oportunidade de ressaltar.
Não quero entrar nessa questão hoje, mas antes de encerrar, deputado Manoel Mota, eu quero dizer que São Bento do Sul merece destaque não só no cenário catarinense, mas no cenário nacional e internacional, acima de tudo pela população ordeira, que trabalha com seriedade e com muita dedicação para que, pautadas no trabalho, as famílias são-bentenses tenham a melhor qualidade de vida possível.
Parabéns, São Bento do Sul, pelos seus 134 anos!
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não, concedo-lhe um aparte, deputado Manoel Mota.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eminente deputado Silvio Dreveck, quero cumprimentar e parabenizar v.exa., pois mostrou um vídeo com o potencial, com o que significa a cidade de São Bento do Sul, a sua cultura e o seu povo. Isso é contribuir, é trazer uma expectativa maior!
Por isso quero cumprimentar v.exa., pois penso que está na hora de pararmos de tentar denegrir o estado ou a própria Assembléia Legislativa e trazer aquilo que nós temos de potencial. E quero dizer que o povo soube escolher quem deveria representar aquela cidade nesta Casa, que é v.exa.!
Parabéns, deputado!
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, deputado Manoel Mota.
Além disso, ressaltamos o aspecto da economia e o aspecto de qualidade de vida da população. Assim, quero lembrar que São Bento do Sul está entre os municípios com melhor índice de desenvolvimento social e entre a 11ª e a 15ª colocação em arrecadação e em atividade econômica. E nada mais justo do que render homenagens à administração pública, mas, acima de tudo, ao povo são-bentense, àqueles que lá nasceram, que lá estão trabalhando e aos que chegaram a São Bento do Sul, foram acolhidos e que hoje estão contribuindo para o progresso daquela belíssima e pujante cidade, como disse, reconhecida no cenário catarinense, nacional e internacional.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)