Pronunciamento

Silvio Dreveck - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2014
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados, deputado Manoel Mota que estava presidindo esta sessão há poucos instantes, pois agora assume novamente o deputado Padre Pedro Baldissera.
O assunto que me traz a esta tribuna é a sessão solene que tivemos ontem à noite. Foi uma oportunidade em que os 40 deputados aqui homenagearam cada qual o seu ou a sua entidade, instituição, pessoa física ou jurídica. A sessão foi conduzida de forma muito brilhante, com a participação de muitas pessoas que aqui vieram no dia de ontem.
Eu tive a oportunidade ímpar de homenagear a universidade da região de Joinville, a Univille, que também tem campus em São Bento do Sul, e foi por conta das manifestações que ocorreram lá em São Bento do Sul que nos lembramos de fazer esta justa e meritória homenagem àquela universidade que tem campus em Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, hoje, com mais de 40 cursos de graduação, inclusive com pós-graduação. Tive a oportunidade também de ser acadêmico daquela universidade nos anos 1985 a 1988. Depois fiz pós-graduação na Univille, juntamente com o Instituto Superior de Pós-Graduação, ISPG, de Curitiba, ligado à Universidade Federal do Paraná.
Portanto, fiz uma pós-graduação com professores de alto nível e aprendi muito. Por coincidência, no ano em que fui candidato a prefeito em São Bento do Sul, em 1996, aprendi muito com o módulo de Marketing, e inclusive utilizei na campanha daquele ano, até porque tive a oportunidade de ter como professor o reitor da Universidade do Paraná.
Então, a universidade me deu, em primeiro lugar, para a minha vida pessoal, profissional e para a minha carreira política, um aprendizado muito bom que consegui compartilhar com outros colegas e até consegui avançar na empresa em que trabalhava, a Condor. E depois, como já disse, me ajudou muito na administração publica de São Bento do Sul, principalmente como prefeito.
Além de ter uma passagem pessoal pela universidade como acadêmico, como aluno de pós-graduação, tive a oportunidade, como prefeito, de participar ativamente da implantação do campus em São Bento do Sul, que foi inaugurado em 1998. E para a nossa região a universidade foi de fundamental importância por muitas razões. Primeiramente porque muitos jovens que se deslocavam de São Bento do Sul para outras regiões puderam estudar na sua cidade, facilitando a vida de muitos jovens e adultos, ajudou-os a progredir na sua vida profissional, agregando conhecimento, melhorando seu poder aquisitivo através da remuneração.
Isso foi e é importante também para as empresas, para as indústrias, enfim, para a prestação de serviços, porque certamente as pessoas evoluíram. O conhecimento fez com que agregassem conhecimento e produtividade de diminuição de custos por conta do conhecimento que as pessoas utilizam nessas empresas através da universidade. Isso foi importante para São Bento do Sul, para a região do planalto norte e para o estado de Santa Catarina.
Portanto, durante esses 60 anos em que a universidade vem atuando foram extremamente relevantes e queremos render as nossas homenagens aos ex-reitores, à atual reitora, Sandra Furlan, aos professores e professoras, aos colaboradores da universidade que levam o conhecimento à gente catarinense.
Meus cumprimentos a todos!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)