Pronunciamento

Silvio Dreveck - 030ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 26/09/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, estamos comemorando em Santa Catarina 81 anos do Corpo de Bombeiros Militar. É um dia muito especial para essa corporação, para essa instituição, mas ainda é mais importante para nós, catarinenses. Ao longo da história desses 81 anos, essa instituição tem prestado relevantes serviços a todos os catarinenses no aspecto da segurança, da proteção ao indivíduo, aos empreendimentos e às nossas comunidades tanto no que diz respeito à vida humana, quanto das atividades que são inerentes a esses bravos bombeiros, que colocam o seu trabalho acima de qualquer coisa, deputado Sargento Amauri Soares, acima da sua remuneração, do seu lazer, da sua família e dedicam-se a todos nós, nem sempre sendo reconhecidos como deveriam ser, tanto pela sociedade, como pelas instituições que os apóiam.
Deputado Sargento Amauri Soares, ainda quero registrar que ontem, no município de Campo Alegre, com a presença do major Póvoas, de Blumenau que v.exa. conhece, houve, além da implantação ocorrida há poucos dias, a entrega do certificado de formatura da Associação de Bombeiros Comunitários daquela cidade. Foram 18 pessoas que receberam treinamento durante um longo período e que agora estão à disposição daquela bela cidade de Campo Alegre, que tanto precisa deste serviço. Houve a participação do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul e de Rio Negrinho, que dão o suporte juntamente com estes voluntários que lá instituíram a associação.
O que nós sentimos, deputado Sargento Amauri Soares, é que se não fosse a sociedade e os fundos criados pelo município, lamentavelmente não se poderia adquirir sequer um veículo, um caminhão ou um equipamento, principalmente nos municípios do interior de Santa Catarina, pois o que faz a diferença são os fundos instituídos para arrecadar um pouco de dinheiro para adquirir esses equipamentos. E nessa brava luta, devemos reconhecer - e quero aqui deixar a nossa homenagem em nome deste Parlamento - que esta Casa colaborou com este feito.
Quero pedir ao governo, como um todo, que dê mais apoio financeiro a esses bravos guerreiros bombeiros militares e comunitários, que atendem a todos os catarinenses.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares -Sr. deputado, quero parabenizar v.exa. pelo pronunciamento, pelo apoio que tem dado ao Corpo de Bombeiros, por esta afirmação cheia de assertividades, no sentido de que nós precisamos de mais recursos públicos do estado para fortalecer essa instituição.
Hoje, pela manhã, nós tivemos a honra de representar este Poder Legislativo na cerimônia de homenagem aos 81 anos do Corpo de Bombeiros, no Centro de Ensino do Bombeiro Militar, aqui nesta capital, onde estiveram presentes também o secretário da Segurança Pública, além dos oficiais do alto comando do Corpo de Bombeiros, o secretário de Justiça e Cidadania e o diretor da Defesa Civil. Nesse ato foram entregues duas viaturas da Defesa Civil para o Corpo de Bombeiros e uma série de outros equipamentos. Evidentemente, temos que ressaltar esse evento e sua importância, mas precisamos de muito mais, com certeza. Precisamos de mais equipamentos e de mais efetivos.
Nós temos um bombeiro que depois que foi emancipado está atendendo 87 cidades do estado de Santa Catarina. E neste momento, muitas delas estão somente com um bombeiro militar em serviço. Então, o estado precisa dar mais aporte para a Segurança Pública em geral e para o Corpo de Bombeiros especificamente.
Parabéns pelo seu pronunciamento! É muito bom saber que estamos juntos nesta luta, nesta batalha.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, deputado, por sua contribuição ao meu pronunciamento.
E realmente v.exa. reafirmou o que nós já vivemos como prefeito de São Bento do Sul, e agora não é diferente. Os municípios que estão mais distantes da capital não são grandes, mas merecem de fato um apoio e um compromisso maior tanto no aspecto financeiro, quanto uma valorização também do próprio colaborador. E, além disso, precisamos de mais efetivos, porque ontem mesmo nós detectamos, deputado, que essa é uma grande dificuldade existente, pois muitas vezes se constitui um Corpo de Bombeiros no município, mas não há o efetivo. E podemos economizar muito em recursos, uma vez que o Corpo de Bombeiros faz um atendimento, muitas vezes, preventivo, evitando acidentes e que pessoas tenham que ser internadas ou até passem por outros procedimentos hospitalares.
Então, queremos deixar aqui a nossa manifestação de apoio e, ao mesmo tempo, pedir ao governo do estado que faça uma reflexão sobre este aspecto da segurança, para dar um suporte maior, para valorizar mais esta classe. E não podemos esquecer que se de fato existir a descentralização - mas pelo que disse o nosso ex-ministro Dejandir Dalpasquale, é mais um cabide -, há necessidade de se fazer reivindicações aqui na Assembléia Legislativa e de se fazer manifestações de prefeitos e de escolas.
Então, se essas Regionais existem para detectar, para diagnosticar os problemas, é importante que se perceba que o nosso Corpo de Bombeiros está precisando de um apoio maior do governo do estado tanto em equipamentos, em caminhões, como em estrutura necessária para um bom serviço público e também um maior suporte financeiro, porque certamente terá o apoio do município, independentemente de partido, de cor partidária, de prefeito ou de vereador.
Ontem, como eu disse, lá em Campo Alegre tivemos a participação e a contribuição do prefeito da cidade, que é do partido do governador. Mas também tivemos lá, deputado Nilson Gonçalves, a participação de vereadores do Democratas, do PSDB e do Partido Progressista.
É exatamente neste sentido que fazemos esta manifestação para construir mais por Santa Catarina e dar mais segurança e assistência à nossa população.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)