Pronunciamento

Silvio Dreveck - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2014
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, venho a esta tribuna para falar sobre a comemoração de 117 anos de emancipação política do município de Campo Alegre.
O município conta com aproximadamente 12 mil habitantes e na verdade iniciou suas atividades em 1807 com um pequeno povoado, passando por inúmeras adversidades, pertencendo também, como distrito, ao município de São Bento do Sul, de 1888 a 1897.
Evidentemente que depois ele se emancipou e hoje é um município importante para Santa Catarina, até pela sua localização, pela geografia e também pela sua topografia que está distante da capital, aproximadamente, 230km, com uma área total de 496km.
Grande parte do município está na área rural, tem uma agricultura e uma pecuária forte, além do turismo, que é um ponto alto, destacando-se, inicialmente, pelo clima que é muito favorável e, diga-se de passagem, um dos melhores climas do Brasil, que está, além da pecuária, além da agricultura, com um foco cada vez mais fortalecido no turismo. E o turismo de eventos tem sido uma das alavancas do município contempladas por suas belezas naturais, pelos saltos que são chamados, que são as cachoeiras, que são diversas no município.
O rio Negro nasce no alto do Quiriri e está a 1.60m de altitude do nível do mar, sendo que o município está num patamar de 870m do nível do mar. Mas o alto do Quiriri, que é a nascente do rio Negro, que depois deságua no rio Iguaçu, que faz o limite com Santa Catarina e com o Paraná, tem sido também um local, um atrativo para o turismo do município de Campo Alegre.
Além desses atrativos, desses pontos turísticos, das cachoeiras, das paisagens, que são muito lindas, tanto é que a origem do município de Campo Alegre nasceu pelos imigrantes que lá chegaram e que avistaram os campos, a visão era muito alegre, nascendo, portanto, o município de Campo Alegre.
Neste final de semana, foi realizada naquele município a Festa Estadual da Ovelha. E aproveito para justificar a iniciativa do deputado Antônio Aguiar, que foi autor do projeto de lei que foi aprovado nesta Casa por todos os deputados, que esteve lá participando também desse evento juntamente com a representação do deputado Darci de Matos. Mas essa festa se iniciou na sexta-feira com um grande número de visitantes, de turistas de todos os municípios de Santa Catarina e também do estado do Paraná.
É uma festa que atrai, principalmente, pela sua gastronomia, que é uma especialidade da organização, da prefeitura que lidera, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores, dos secretários e, acima de tudo, das pessoas voluntárias da comunidade, da Associação de Ovinocultores, de proprietários de estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço, clubes de serviço, de entidades envolvidas, inclusive a associação do artesanato, que é produzido com a própria lã da ovelha, e de tantos outros produtos que são comercializados naquela oportunidade. Mas, como disse, é um atrativo, um evento que está desenvolvendo o turismo no município de Campo Alegre. Evidentemente que há outros nesse sentido, mas o que se destaca como atrativo principal e que tem recebido muitas pessoas, muito turistas é a Festa da Ovelha, que hoje conclui com o aniversário da cidade, 18 de março, 117 anos de emancipação política.
Certamente que essa festa deve atrair e deve motivar também outros eventos, como o Festival de Inverno e tantas outras atividades que poderão ser desenvolvidas. A economia de Campo Alegre poderá ter um avanço muito maior, como disse, pela condição que oferece, aliado ao que já existe da agricultura e da pecuária. O nosso turismo é um turismo não poluente, ou seja, a indústria do turismo no município de Campo Alegre pode ser realizada sem qualquer impacto ambiental, sem qualquer poluição, o que certamente hoje é um dos focos do desenvolvimento, não apenas no Brasil, mas no mundo todo.
E aqueles municípios que tem esse potencial não podem deixar de utilizar essa grande riqueza, que é a beleza natural, que são os eventos, que são atrativos para mais recursos, mais dinheiro para o município, mais oportunidades de empregos e de promoção das pessoas, que é exatamente o objetivo maior de qualquer administração pública, dar a oportunidade de promover pessoas para que possam progredir e, ao mesmo tempo, autossustentabilidade para o bem de cada cidade.
Parabéns Campo Alegre pelos 117 anos de emancipação política e parabéns àquele povo ordeiro, trabalhador e progressista!
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)