Pronunciamento

Silvio Dreveck - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/04/2021
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Faz comentário a respeito dos cortes no Orçamento para com o Estado de Santa Catarina por parte do atual Governo Federal, o que já aconteceu em governos anteriores, mencionando a redução orçamentária que as BRs-163, 470 e a 280 sofreram, o que ocasionará atrasos nas obras de infraestrutura. E ao dizer que quando falta dinheiro o Estado de Santa Catarina é o primeiro a sofrer cortes e contingenciamentos de recursos federais, o que se repete há duas décadas, lembra que a Casa Legislativa há poucos dias deliberou e aprovou recursos estaduais para obras federais. Ao mesmo tempo, enaltece o trabalho da Frente Parlamentar do Oeste por tomar a iniciativa de destinar recursos para a BR-163, bem como a todos os Parlamentares que apoiaram a liberação dos recursos para as BRs. Em tempo, espera que o Governo estadual, quando for renegociar a dívida que tem com a União, não abra a mão de compensar os valores que o Estado está colocando em obras federais, por entender como justo que o Estado de Santa Catarina seja recompensado desses valores. Assim, espera que esse contrato do Governo estadual com o federal seja agilizado para não sofrer mais prejuízos na execução das obras das BRs citadas.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Comenta que quando o Governador Moisés foi a Brasília dizer que o Estado tinha dinheiro, cometeu um erro, porque Santa Catarina é tratado como um Estado rico em Brasília, e o Governo Federal corta e manda para os Estados mais pobres, Norte e Nordeste.
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Presidente) - Comunga a fala do Deputado, e diz que é uma ironia o que está acontecendo com o Estado, considerando uma vergonha fazer obras de competência do Governo federal com recursos de Santa Catarina.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Da mesma forma, corrobora a fala do Deputado e do Presidente, e diz que as rodovias estaduais estão todas esburacadas. [Taquígrafa: Sílvia]