Pronunciamento

Silvio Dreveck - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2013
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, tenho acompanhado as manifestações que se iniciaram em maio ou junho do corrente ano e que no início foram motivadas por reivindicações. Apesar de não existir uma pauta definida, foram manifestações democráticas, respeitosas, porque as pessoas que foram às ruas respeitaram o direito dos demais cidadãos de ir e vir ou de não participar das passeatas.
Entretanto, o que estamos acompanhando nas últimas semanas, deputado Kennedy Nunes, é inadmissível e não conta com o nosso apoio. E quero aqui até enaltecer a manifestação do colunista Moacir Pereira, no dia de ontem, no Diário Catarinense, pois o que ele afirmou já venho dizendo há bastante tempo e passou de todo e qualquer limite.
Democracia não é agressão, não é violência, não é destruição, mas é o que está acontecendo, senão todos os dias, mas quase todos os dias, principalmente nos grandes centros. Destruição de ônibus e caminhões, de construções, de lojas, de empresas, enfim, do patrimônio público e privado, além de colocar em risco a vida das pessoas, porque quando se incendeia um ônibus, os passageiros são forçados a desembarcar com celeridade, porque se não fizerem isso, serão consumidos pelas chamas!
É preciso, é indispensável, é inadiável que as autoridades estaduais e federais punam aqueles que não sabem respeitar a população e que estão levando insegurança diariamente às ruas das maiores cidades deste país. As pessoas têm que trabalhar, as pessoas precisam ir ao médico, as pessoas precisam levar os filhos à escola e todos precisam, ao final do dia, retornar aos seus lares em segurança. Não dá para aceitar que a grande maioria seja prejudicada por um grupo pequeno de vândalos que, inclusive, inibiu as legítimas e democráticas manifestações que ocorreram na metade do ano.
Vimos, no dia de ontem, que apenas 15 manifestantes interditaram uma via pública impedindo milhares de pessoas de exercerem o seu direito de ir e vir, direito democrático garantido pela nossa Constituição Federal.
Há que se ressaltar também, srs. deputados, que tudo isso é péssimo pra a imagem do Brasil no mundo. Aqueles que pretendiam investir no Brasil, agora pensarão duas vezes antes de concretizar seu intento. E é o nosso país que perde com isso, porque deixam de ser gerados muitos empregos e há prejuízo sério para o desenvolvimento nacional. É natural que diante desses atos de vandalismo, de violência, de destruição do patrimônio público e privado o empreendedor brasileiro ou estrangeiro perca a motivação. Ou não?! Mesmo porque há outros países que estão com as portas abertas para acolhê-los e que não têm esses problemas que ora enfrentamos.
Mas o mais preocupante é que nós, brasileiros, estamos sendo prejudicados por conta de grupos organizados que praticamente imobilizam determinadas regiões, não permitindo que as pessoas de bem possam trabalhar com segurança, com tranquilidade. Isso afeta psicologicamente os cidadãos e automaticamente prejudica suas atividades.
Portanto, está mais do que na hora de punir esses vândalos, esses baderneiros, que praticam todo tipo de violência sem que haja uma reação enérgica por parte das autoridades públicas. Não basta que as Polícias Civil, Militar e Federal cumpram o seu papel de coibir tudo isso. É necessário também rever a nossa legislação, que é muito branda, porque se não houver uma punição maior para esse tipo de violência, certamente esses agressores irão continuar agindo ora num estado, ora noutro.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Concedo um aparte ao nobre deputado Darci de Matos.
O Sr. Deputado Darci de Matos - Parabéns, deputado Silvio Dreveck, pelo seu pronunciamento, pela preocupação externada em relação ao vandalismo que tem acontecido no Brasil. Parece-me, inclusive, que o governador de São Paulo teria uma reunião, ontem, com o ministro da Justiça para tratar desse assunto.
Na verdade, como v.exa. disse, em junho deste ano ocorreram pelo país afora manifestações espontâneas e democráticas dos trabalhadores, dos estudantes, das donas de casa, dos profissionais liberais, todos pedindo uma nova ética, uma nova postura, mais transparência. Foram manifestações que passaram e deixaram o seu recado. Mas na rasteira dessas manifestações, ficaram os malandros, os bandidos, que estão confundindo democracia com vandalismo.
V.Exa. tem razão, é preciso tomar providências sérias, porque as manifestações são bem-vindas quando são democráticas, organizadas, ordeiras, agora vandalismo não podemos admitir de forma alguma.
Parabéns pelo seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Incorporo seu aparte ao meu pronunciamento, e para concluir, deputado Darci de Matos, quero dizer que esperamos que a nossa democracia seja fortalecida, que as nossas instituições sejam fortes, mas precisamos acelerar e priorizar a punição a esses agressores.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)