Pronunciamento

Silvio Dreveck - 105ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/10/2021
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Tece comentários sobre a história da Guerra do Contestado, representando um marco na Região do Planalto Norte, bem como para Santa Catarina devido à disputa por um espaço territorial, cuja história foi resgatada pela Professora Rosa Maria Tesser, no seu livro, em fatos ocorridos naquela época, e destaca o político na disputa territorial no Planalto Norte, envolvendo os Municípios Três Barras, Canoinhas, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União, Calmon, Matos Costa, e indo em direção ao Alto Irani e Rio Grande do Sul.
Lamenta que a maioria dos catarinenses não tenha conhecimento profundo da história do Planalto Norte, que marcou, não só a guerra em si, envolvendo pessoas humildes, simples, que perderam suas vidas, que enfrentaram as forças do Governo que havia colocado a disputa entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, mas foram guerreiros, defendendo o Estado Catarinense.
Na sequência do tema, diz que, ao mesmo tempo, teve uma história real, que foi a vinda da empresa americana Lumber Company, que ajudou a construir a ferrovia em prol dos seus interesses, porque era uma região rica em madeiras e também de erva-mate. Mas, com o passar do tempo, a estrada de ferro foi desativada e o Governo ficou com grandes áreas, que ainda nos dias de hoje existe conflito, porque os proprietários querem legalizar seus imóveis. Complementa, dizendo que é uma história de 109 anos, sem motivo de comemorar, mas registrar, além de lamentar que poucos catarinenses tenham conhecimento desse fato tão relevante, pois se não fossem aqueles pequenos proprietários e bravos catarinenses do Planalto Norte que lutaram pelo espaço, talvez, Santa Catarina tivesse uma área menor.
Após a explanação da história do Contestado, dirige-se ao Deputado Kennedy Nunes, que muito bem se lembrou da possibilidade de parceria com a Casa Legislativa, sugerindo também à Fundação Catarinense de Cultura na publicação do livro da Professora Rosa Maria Tesser, e distribuir nas escolas, bibliotecas, cujo objetivo visa dar conhecimento ao povo catarinense sobre a história da Guerra do Contestado, ocorrida no Planalto Norte Catarinense. [Taquígrafa: Elzamar]