Pronunciamento
Silvio Dreveck - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 09/11/2011
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, hoje, assomo à tribuna para tratar da audiência pública que realizamos na segunda-feira à tarde a respeito da Ponte Hercílio Luz.
Estavam presentes o presidente da comissão de Transportes, deputado Valmir Comin, os deputados Reno Caramori, Edison Andrino e Neodi Saretta, muitas autoridades do governo e da própria sociedade. A audiência foi muito prestigiada e a platéia muito participativa. Na verdade, nessa audiência pública, tivemos a oportunidade de fazer muitas indagações, de elucidar muitas dúvidas.
Ao mesmo tempo, deputado Reno Caramori, temos muitas dúvidas sobre como vai acontecer, se é que vai acontecer, a recuperação da ponte Hercílio Luz. Obviamente, não vamos ter tempo suficiente aqui para detalhar todas as indagações e informações que lá obtivemos, mas nos chamou muito a atenção quando fizemos algumas indagações. A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio catarinense e nacional, uma referência tanto no aspecto turístico, pela sua beleza natural, como pela sua história. Todos nós catarinenses temos muito orgulho da ponte. A ponte é orgulho não só para os florianopolitanos, mas para todos os catarinenses e uma atração para aqueles que nos visitam de outros estados e de outros países.
Retomando o raciocínio inicial, por que a empresa não fez a sondagem subaquática para executar essa relevante grande obra? Deputado Reno Caramori e deputado Antônio Aguiar, eu tive a oportunidade de passar, em 1971, pela primeira vez, na Ponte Hercílio Luz. Todos nós sabemos que há necessidade de uma sondagem subaquática, mas tivemos uma resposta um tanto que evasiva ou nada convincente. Imaginamos que, como foi construída a ponte Pedro Ivo Campos e a ponte Colombo Salles, a profundidade até encontrar o solo seja aproximadamente de 30m, 35m. Eu, se sou engenheiro, porque foi construída outra obra nas proximidades, vou imaginar que a profundidade ali também vá ser de 30m ou 35m.
Na verdade, depois de iniciadas as obras, é que deram conta de que naqueles 30m, 35m o solo encontrado, a laje de pedras, segundo eles, já tinha fendas, estava comprometida. Portanto, não daria suporte para fazer a suspensão, ou seja, o maquiamento da ponte. Portanto, se não dá para suspender, tem que ir a uma profundidade maior. E é preciso fazer uma sondagem. Então, a situação já mudou, não houve uma resposta efetiva nesse aspecto. Em segundo lugar, há apenas uma balsa trabalhando, repito, numa obra dessa relevância.
Para se dar condições de trabalho, somente a estrutura provisória vai custar nada menos do que R$ 84 milhões. Portanto, uma obra que está estimada, está lá no contrato, a um valor na ordem de R$ 200 milhões não tem um cronograma definido de execução, uma vez que sequer pouco foi executado, somente o lado continental, deixando o lado da ilha com um vão que está suspenso no canal. Assim sendo, a expectativa está muito longe do que nós, do que a população espera quanto à execução e recuperação da Ponte Hercílio Luz. Se tudo correr bem, ficará pronta até o final de 2012, mas para dar condições de tráfego, segundo o projeto, só em 2014.
Diante dessa situação, sr. presidente - não sou engenheiro, mas tenho como buscar informações de quem conhece, não há outra alternativa, até para o bem da população catarinense e para o bem do dinheiro público -, sugiro ao governo do estado que rescinda esse contrato e faça uma nova licitação internacional, para que uma empresa que tenha acervo, que tenha condições, que tenha estrutura, capacidade e competência recupere a Ponte Hercílio Luz, porque como está não dá. A resposta foi de que poderá cair.
Ora, se estão trabalhando e estamos na iminente expectativa de a ponte cair, não há outra solução. Eu sugiro, então, e quero crer que muitos aqui que participaram vão dar apoio total ao governador, que seja rescindido esse contrato e contratada uma empresa que possa definitivamente executar esse projeto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Estavam presentes o presidente da comissão de Transportes, deputado Valmir Comin, os deputados Reno Caramori, Edison Andrino e Neodi Saretta, muitas autoridades do governo e da própria sociedade. A audiência foi muito prestigiada e a platéia muito participativa. Na verdade, nessa audiência pública, tivemos a oportunidade de fazer muitas indagações, de elucidar muitas dúvidas.
Ao mesmo tempo, deputado Reno Caramori, temos muitas dúvidas sobre como vai acontecer, se é que vai acontecer, a recuperação da ponte Hercílio Luz. Obviamente, não vamos ter tempo suficiente aqui para detalhar todas as indagações e informações que lá obtivemos, mas nos chamou muito a atenção quando fizemos algumas indagações. A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio catarinense e nacional, uma referência tanto no aspecto turístico, pela sua beleza natural, como pela sua história. Todos nós catarinenses temos muito orgulho da ponte. A ponte é orgulho não só para os florianopolitanos, mas para todos os catarinenses e uma atração para aqueles que nos visitam de outros estados e de outros países.
Retomando o raciocínio inicial, por que a empresa não fez a sondagem subaquática para executar essa relevante grande obra? Deputado Reno Caramori e deputado Antônio Aguiar, eu tive a oportunidade de passar, em 1971, pela primeira vez, na Ponte Hercílio Luz. Todos nós sabemos que há necessidade de uma sondagem subaquática, mas tivemos uma resposta um tanto que evasiva ou nada convincente. Imaginamos que, como foi construída a ponte Pedro Ivo Campos e a ponte Colombo Salles, a profundidade até encontrar o solo seja aproximadamente de 30m, 35m. Eu, se sou engenheiro, porque foi construída outra obra nas proximidades, vou imaginar que a profundidade ali também vá ser de 30m ou 35m.
Na verdade, depois de iniciadas as obras, é que deram conta de que naqueles 30m, 35m o solo encontrado, a laje de pedras, segundo eles, já tinha fendas, estava comprometida. Portanto, não daria suporte para fazer a suspensão, ou seja, o maquiamento da ponte. Portanto, se não dá para suspender, tem que ir a uma profundidade maior. E é preciso fazer uma sondagem. Então, a situação já mudou, não houve uma resposta efetiva nesse aspecto. Em segundo lugar, há apenas uma balsa trabalhando, repito, numa obra dessa relevância.
Para se dar condições de trabalho, somente a estrutura provisória vai custar nada menos do que R$ 84 milhões. Portanto, uma obra que está estimada, está lá no contrato, a um valor na ordem de R$ 200 milhões não tem um cronograma definido de execução, uma vez que sequer pouco foi executado, somente o lado continental, deixando o lado da ilha com um vão que está suspenso no canal. Assim sendo, a expectativa está muito longe do que nós, do que a população espera quanto à execução e recuperação da Ponte Hercílio Luz. Se tudo correr bem, ficará pronta até o final de 2012, mas para dar condições de tráfego, segundo o projeto, só em 2014.
Diante dessa situação, sr. presidente - não sou engenheiro, mas tenho como buscar informações de quem conhece, não há outra alternativa, até para o bem da população catarinense e para o bem do dinheiro público -, sugiro ao governo do estado que rescinda esse contrato e faça uma nova licitação internacional, para que uma empresa que tenha acervo, que tenha condições, que tenha estrutura, capacidade e competência recupere a Ponte Hercílio Luz, porque como está não dá. A resposta foi de que poderá cair.
Ora, se estão trabalhando e estamos na iminente expectativa de a ponte cair, não há outra solução. Eu sugiro, então, e quero crer que muitos aqui que participaram vão dar apoio total ao governador, que seja rescindido esse contrato e contratada uma empresa que possa definitivamente executar esse projeto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)