Pronunciamento

Silvio Dreveck - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2021
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Registra a participação do Governador Carlos Moisés no Planalto Norte catarinense, com diversos Deputados e Secretários, ocasião em que se conseguiu parte das reivindicações estratégicas para o Planalto Norte e, também, para o Estado Santa Catarina.
Sobre o assunto, relata que o Estado catarinense tem um sistema viário que passa pelo Planalto Norte, ligando com a BR-116, em Mafra, que é a BR-280, depois faz a ligação com o chamado acesso/oeste em São Bento do Sul, que faz a conexão com a SC-418 até a BR-101, em Joinville, e, na sequência, a conexão também com a própria BR-280, com a ligação do Porto São Francisco do Sul.
Na continuidade de seu pronunciamento, destaca o projeto da duplicação do acesso oeste da BR-280, da ligação do Bairro Lençol de São Bento do Sul, com o acesso da rotatória ao trevo que liga com o Bairro Mato Preto, também em São Bento do Sul, que, por sua vez, faz novamente a ligação com a BR-116, em Quitandinha, e que faz intercessão naquele município, mas que leva a Curitiba e a outros Estados do Brasil. Sobre a obra, e com base no levantamento da empresa que está executando o projeto, no trecho de aproximadamente 10 km, o fluxo de veículos representa em torno de 26 veículos mil\dia. Nesse sentido, reforça a necessidade da obra em questão.
Expõe que o Governador já assinou o contrato do projeto, havendo inúmeras intercessões, com valor estimado, em torno, de R$ 140 milhões, por um trecho tão pequeno, devido a inúmeras intercessões, túneis, indenizações, acrescentando que é insustentável não duplicar um trecho de rodovia que tem 26 mil veículos diário.
Ainda sobre o assunto, diz que solicitou ao Governador que contrate um projeto para dar sequência a essa duplicação de, no mínimo, mais 10 km, possibilitando a conexão desse acesso oeste com a SC-418, consequentemente haverá várias intercessões de bairros, uma vez que passa por dentro da área urbana, indo até o trevo ou rotatória que liga a Rua Dona Francisca com a Promosul, que é um pavilhão de eventos da cidade. Diz que a reivindicação solicitada é exatamente para que o Governo amplie ou contrate um novo projeto, pois são várias intercessões na área urbana, e também pelo intenso fluxo de veículos. É preciso pensar também em fazer a complementação da duplicação do trecho da SC-418, interligando com o acesso ao oeste e também com a chamada Rodovia dos Móveis, que faz a ligação com o Estado do Paraná.
Na sequência de seu discurso, diz que sem contar o projeto futuro da duplicação, o Governo do Estado liberou R$ 27 milhões para os três municípios, com obras do Estado, não só das Prefeituras, mas também do próprio Governo, e complementa, dizendo que é uma notícia importante tais investimentos no Planalto Norte, exemplificando a SC-477, ligando a Canoinhas, Major Vieira e Papanduva, e ressalta que o projeto será concluído até o final do ano, beneficiando os municípios de Papanduva, Itaiópolis, Rio Negrinho, Doutor Pedrinho, encurtando a distância para o Planalto Norte e Florianópolis e com os portos de Itajaí e Navegantes.
Finaliza, dizendo que fará uma reivindicação à Secretaria de Infraestrutura, por meio de um projeto, que diz respeito à elaboração de um contorno na SC-477, desviando a cidade Doutor Pedrinho, ressaltando a importância de que seja complementado. Na oportunidade, agradece ao Governo do Estado a realização desses investimentos tão importantes. [Taquígrafa: Elzamar]