Pronunciamento

Silvio Dreveck - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/05/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - (Passa a ler.)
"Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, em comemoração ao Dia da Indústria, que ocorre depois de amanhã, dia 25, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc - programou um encontro com os parlamentares catarinenses às 8h e, na seqüência, às 10h, homenageará alguns empresários catarinenses, outorgando-lhes a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.
Dentre os homenageados, gostaria de ressaltar a figura do são-bentense Frank Bollmann, diretor da empresa Tuper S/A, organização que atua no setor metalúrgico, produzindo tubos e perfilados de aço, escapamentos para veículos e telhas de aço.
Nascido em 1949, Frank Bollmann retrata muito bem a família de que se originou, destacando-se o empreendedorismo, o gosto pela cultura, especialmente a musical, e a dedicação às causas sociais e comunitárias, sem esquecer uma acentuada vocação política. Seu pai, Ornith Bollmann, já falecido, foi empresário, músico e prefeito de São Bento do Sul nos idos de 1970.
Frank, formado em Engenharia Mecânica pela Udesc/Joinville, juntamente com seu pai, seus cunhados Leonardo e Odenir e o amigo Roberto deram início ao que hoje se denomina Tuper S/A, fundando em 1972 a Metalúrgica Sicap Ltda., fabricando escapamentos para automóveis.
Em 1981 foi criada uma outra empresa, produtora de tubos e perfilados, utilizando tecnologia de conformação de tubos de aço carbono com costura, sem adição de material na fusão. Em 1989 foi criada uma outra empresa, a Profil, especializada na confecção de telhas de aço, seccionadas ou contínuas. Por algum tempo o grupo manteve uma fábrica de móveis, voltada quase que exclusivamente para a exportação, mas que foi vendida, uma vez que o grupo resolveu concentrar suas atividades apenas no setor metalúrgico.
Em 2006, já consolidada como uma única empresa e com diversos segmentos (telhas, tubos, perfilados e escapamentos), a Tuper consolidou uma joint venture com um dos maiores fabricantes de sistemas de exaustão do mundo, o grupo empresarial germânico Eberspächer, de onde se originou uma unidade de fabricação de catalisadores e de escapamentos para veículos, dotada da mais alta tecnologia, o que a fez conquistar a certificação ISO TS 16949, considerada a norma mais rígida do mundo, que reúne todas as normas das indústrias automotivas do planeta.
Além desse perfil técnico e empreendedor, nosso homenageado Frank Bollmann tem outras facetas importantes a mostrar. Político atuante e capaz, foi prefeito em São Bento do Sul de 1993 a 1996, imprimindo um ritmo moderno à administração do município. Marcaram sua gestão as seguintes realizações: criação da Promosul (centro de exposições e eventos), um dos maiores do sul do sul do Brasil; primeiros asfaltamentos no centro e bairros; criação de condomínio empresarial; instalação da Escola Técnica Tupy e Udesc; início das obras da rede coletora de esgotos; realização de Jogos Abertos; criação do Projeto Consórcio Quiriri; humanização do centro da cidade através da criação de espaços como calçadão e áreas de lazer.
Assim como outros membros da sua família, herdou de seu pai o gosto pela música, tendo sido músico por vários anos em diversos grupos da cidade. Como empresário, apóia decididamente iniciativas culturais, sendo hoje o grande responsável pela manutenção da Orquestra de Câmara de São Bento do Sul.
As atividades esportivas sempre tiveram o apoio de Frank. O time de futsal patrocinado pela Tuper e outra empresa, a Planor foi tricampeão estadual (96, 97 e 98), tetra dos Jogos Abertos (96, 97, 98 e 99) e segundo colocado no brasileiro representando Santa Catarina em 1997.
Preocupado com a ecologia e o meio ambiente, desenvolve um projeto de construção de uma usina hidroelétrica em área de sua propriedade, para gerar 2,40 megawatts. Atualmente o Grupo Tuper emprega 745 colaboradores e estima um faturamento de R$ 480 milhões para 2007, consumindo mais de 135 mil toneladas de aço por ano.
Este é um rápido perfil do empresário Frank Bollmann, que no próximo dia 25 receberá a Ordem do Mérito Industrial, honraria que a Fiesc concede ao ilustre são-bentense e a outros quatro empresários catarinenses.
Em meu nome, em nome de todos os são-bentenses e, acredito, em nome de todos os catarinenses, os cumprimentos ao homenageado e, principalmente, a gratidão pelo muito que tem feito em prol de São Bento do Sul, de Santa Catarina e do Brasil."
Devo dizer ainda que tive o privilégio de trabalhar com o empresário, o então prefeito na época, Frank Bollmann, como secretário da Saúde. Um homem honesto, empreendedor, ousado e que permite aos seus colaboradores iniciativa e autonomia. E é um homem que cobra resultados de seus colaboradores e que tem dado muito orgulho, não só para São Bento do Sul, mas para Santa Catarina.
Temos o privilégio de realizar mais uma feira, a Móvel Brasil, que acontecerá nos dias 17 a 20 de outubro, no pavilhão da Promosul, que é um dos maiores pavilhões do sul do Brasil em vão livre. E no dia de ontem, deputado Antônio Aguiar, eu tive a oportunidade de representar a Assembléia Legislativa no lançamento da Móvel Brasil, esta feira tão importante para o segmento moveleiro da nossa cidade.
Deputado Serafim Venzon, na sexta-feira, juntamente com Frank Bollmann, mais quatro empresários serão homenageados, que é o caso de Ricardo Guedes Lowndes, da Haco Etiquetas, de Blumenau; Isaac da Costa, Pesqueira Pioneira da Costa, de Itajaí; Francisco Zomer, da Plaszom-Indústria de Plástico de Orleans; Frank Bollmann, São Bento do Sul e Nivaldo Nass, da Cajadina Têxtil, de Joinville.
Então, a todos os nossos cumprimentos e parabéns.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não!
O Sr. Deputado Serafim Venzon - Deputado Silvio Dreveck, gostaria de cumprimentar v.exa. por destacar esta iniciativa da Fiesc de homenagear muitos empresários de Santa Catarina que são os cabeças do nosso desenvolvimento econômico e social.
E v.exa., que foi prefeito durante tanto tempo de São Bento do Sul, bem conhece Frank Bollmann, as suas iniciativas, o seu sentimento empreendedor, e também sabe que ele é um expoente, uma referência, mas que existem muitos outros empresários da sua cidade, em Santa Catarina, em São Bento e outras cidades, que também poderiam merecer tamanha homenagem, que têm a capacidade de empreender e que têm a capacidade de retomar os negócios diante das dificuldades que muitas vezes acometem as empresas.
Por isso, quero cumprimentar v.exa. por levantar esse assunto e por prestar esta homenagem a Frank Bollmann que, certamente, no seu pensamento e também no nosso, representa muitos que também merecem a sua homenagem aqui.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Apenas para concluir, acredito que muitos empresários poderiam ser homenageados. Mas, como numa seleção, só alguns foram convocados. Para isso a Fiesc adotou alguns critérios, que acredito tenham sido os mais adequados.
Portanto, méritos ao nosso empresário Frank Bollmann, aos demais empresários que serão homenageados, e estaremos lá, na sexta-feira, dando a nossa contribuição, a nossa participação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)