Pronunciamento

Silvio Dreveck - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/11/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, ontem, São Bento do Sul comemorou um dia especial porque a nossa associação empresarial, antes conhecida como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul, comemorou 50 anos de existência.
Nessa ocasião estiveram presentes o presidente do Sistema Fiesc, sr. Alcantaro Corrêa, o sr. Luiz Carlos Furtado Neves, presidente da Facisc, onde foi feita uma homenagem aos sócios fundadores, aos ex-presidentes e chamou muita atenção porque no planalto norte catarinense a associação empresarial reúne hoje mais de 440 empresas filiadas. É o maior sistema de representação da economia do planalto norte catarinense, congrega a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o turismo, os profissionais liberais e demais formas organizadas de desenvolvimento e fomento empresarial.
A Associação Empresarial de São Bento do Sul, que antes se denominava Associação Industrial e Comercial, foi fundada em 9 de novembro de 1957. Atua até hoje na prestação de serviços para empresas, para empresários, congregando as reivindicações e as necessidades da classe, bem como tem atuado econômica, política e socialmente uma grande responsabilidade social junto à nossa comunidade de São Bento do Sul.
Digo isso porque atua em vários segmentos dando a sua contribuição comunitária, envolvendo-se e atuando de forma decisiva nos problemas da saúde do município, em especial do nosso Hospital e Maternidade Sagrada Família, participando e contribuindo com a educação do município, principalmente com a implantação de universidades, a exemplo da Univille, da Udesc, da Escola Técnica Tupi, da Fundação de Ensino e Tecnologia, mais conhecida como Fetep, a exemplo do que fez, tendo uma participação decisiva, juntamente no sistema Fiesc, com o Senai e com o Senac.
Além de tudo isso, teve uma participação efetiva em atividades sociais comunitárias, desde o dia 9 de novembro de 1957, tendo como sócios fundadores Arthur Pfützenreuter, Bertholdo Roesler, Danilo Malchitzky, Heinz Walter Zulaf, Host Maul, Mário Lutz, Otair Becker, Roberto Zeidemann, Rubens Zschoerper e Victor Keil e como sócios beneméritos dessa entidade os srs. Álvaro Weiss, Heinz Engel, Otair Becker, Klaus Schumacher, Horst Maul e José Henrique Carneiro de Loyola.
Os presidentes que atuaram nessa valorosa entidade foram os srs. Otair Becker, Renato Meinert, Pedro Machado de Bittencourt, Claus Klimmek, Léo Schreiner, Alberto Kobs, Hermes Neumann, Odenir Osni Weiss, Ismar Roberto Becker, Rolf Buddemeyer, Frank Bollmann, Álvaro Weiss, Horst Maul, Evandro Müller de Castro, Vilson Altivo Torrer Fenner, Arnaldo Huebl, Jonny Zulauf, Osmar Mühlbauer e Uwe Stortz.
Além dessas atividades, a Associação Empresarial de São Bento do Sul fez uma coisa inédita, principalmente em Santa Catarina, na época em que se chamava Associação Comercial e Industrial. Ela implantou os núcleos setoriais, idéia trazida pelo empresário José Henrique Carneiro de Loyola, que conheceu esse projeto na Alemanha e o implementou em São Bento do Sul, servindo de referência para outras cidades do país.
O que são esses núcleos setoriais? São núcleos que são criados e atuam no meio dos contabilistas, do meio ambiente, da educação, da saúde, entre outros núcleos que atuam na atividade dessa associação.
A Associação Empresarial de São Bento do Sul tem uma atuação conjunta com outras entidades de representação, tais como o CDL, sindicatos patronais e outras associações. Estão todos alojados no mesmo prédio, fazendo assim um trabalho em conjunto em defesa das questões empresariais e comunitárias.
Durante a homenagem ocorrida ontem na cidade de São Bento do Sul, o empresário Otair Becker, que representou os homenageados, pediu ao responsável pelo protocolo que fizesse a leitura de uma ata do ano de 1962. O que constava nessa ata?
Naquela época, uma tragédia aconteceu numa empresa de móveis, em São Bento do Sul, por um incêndio que destruiu totalmente aquela fábrica. E essa associação fez uma reunião, uma assembléia e todos os sócios, por unanimidade, decidiram ajudar aquela empresa a ser reconstituída, contribuindo com recursos financeiros, através de empréstimo a médio e a longos prazos, sem juros e correção monetária. Outros contribuíram com material, com máquinas, com equipamentos e em pouco tempo essa empresa se recuperou. Ou seja, reiniciou suas atividades e continuou dando sua contribuição nos campos econômico, social e comunitário de São Bento do Sul.
Isso demonstra que quando o associativismo é organizado, responsável, na verdade, faz a diferença de uma comunidade como a nossa que é uma comunidade industrial, que tem sua riqueza pautada na indústria, no comércio e, acima de tudo, nas pessoas com espírito de empreendedorismo comunitário.
Por isso, sr. presidente, nós queremos render as nossas homenagens, cumprimentar mais uma vez e parabenizar a Associação Empresarial de São Bento do Sul pelos seus 50 anos de atividades e grande contribuição a esse município e a Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)