Pronunciamento

Silvio Dreveck - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/10/2013
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente srs. deputados e sra. deputada, estou acompanhando há muito tempo, desde a época em que era prefeito de São Bento do Sul, tudo o que diz respeito à indicação e aos critérios para escolha dos diretores de escola no estado e nos municípios. O governo do estado de Santa Catarina, na minha avaliação, tomou uma decisão importante, ou seja, a nomeação desses diretores se dará a partir de critérios objetivos muito claros. Alguns municípios já adotaram sistema semelhante, outros ainda usam o sistema de eleição direta, mas acredito que esse sistema a ser implantado em Santa Catarina é de menor risco para a educação.
Respeito a tese daqueles que defendem a eleição direta sem qualquer critério, mas penso que há riscos porque ainda pode haver influência partidária. Já esse modelo que o governo do estado implantará a partir de 2015 estabelece critérios, ou seja, os candidatos terão que apresentar um projeto pedagógico, fazer um aperfeiçoamento administrativo, um curso de aperfeiçoamento em gestão escolar, entre outros critérios, deputado Jean Kuhlmann. Haverá uma eleição, sim, na qual haverá a participação de professores, dos pais e dos alunos, que votarão em candidatos que preencheram as condições no decreto governamental.
Quero crer que teremos um grande avanço na educação em Santa Catarina com esse sistema que será implantado a partir de 2015.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Pois não!
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - Deputado Silvio Dreveck, quero compartilhar do pensamento de v.exa. e dizer que também entendo que esse novo modelo é avançado e, acima de tudo, preza pela gestão escolar.
Quero dizer que também concordo que quando se tem um modelo que privilegia o plano de gestão escolar, quando se tem um objetivo, uma meta, preza-se mais a educação. Porque as pessoas discutirão não o nome do diretor, mas qual o melhor plano de gestão para a escola, plano esse que tem que ser apresentado por alguém qualificado, por alguém que passou por um treinamento, por alguém que realmente entende de gestão escolar.
Então, estaremos promovendo o aperfeiçoamento do sistema educacional. Além disso, é importante permitir que a equipe que vai aplicar o plano de gestão escolar tenha recursos suficientes para fazer a manutenção da escola e também para investir. É importante que o diretor seja o responsável legal pela aplicação desse recurso, porque daí, sim, tendo o plano de gestão escolar e os recursos necessários, fará a manutenção do dia a dia da escola, que ganhará em qualidade de ensino, em autonomia e em confraternização da comunidade escolar.
Por isso, parabenizo-o pelo pronunciamento e comungo do seu pensamento a respeito, deputado.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Obrigado, deputado Jean Kuhlmann, incorporo a sua manifestação ao meu pronunciamento.
Certamente, são decisões difíceis, mas importantes para a educação. De fato, tem que ser considerado que com esses critérios assumirá aquele que preencher os requisitos e tiver apoio de pais, alunos e mestres. Não mais haverá a interferência do governo "a", "b" ou "c", porque o que será levado em consideração é a apresentação do projeto, que deverá contemplar todos os requisitos contidos no decreto que estabeleceu as diretrizes para 2015.
Por isso, quero enaltecer essa iniciativa do governador Raimundo Colombo, bem como do secretário da Educação, Eduardo Deschamps, que é um conhecedor da área e que por conta disso quer que a partir de 2015 a educação tenha avanços na busca da qualidade.
Obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)