Pronunciamento

Silvio Dreveck - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/12/2008
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ontem tivemos aqui nesta Casa a oportunidade de homenagear entidades e pessoas físicas em todos os segmentos, econômicos, sociais e culturais.
Srs. deputados, através de nossa proposição, tivemos a oportunidade de indicar, lá da nossa querida São Bento do Sul, a Banda Treml como homenageada na noite de ontem, até pela passagem dos seus 95 anos de existência. Ela tem uma marca registrada de bons exemplos na cultura não só de São Bento do Sul e Santa Catarina, mas de todo o Brasil e até no exterior.
A Banda Treml preserva a sua origem germânica na sua essência, mantendo as músicas tradicionais, mas também faz inovações. A capacidade é tal que apresenta músicas brasileiras, clássicas e outras mais.
(Passa a ler.)
"A Banda Treml foi fundada em 1º de Maio de 1913 por 16 músicos são-bentenses descendentes de germânicos. A regência ficou a cargo de João Treml, que emprestou seu sobrenome à banda.
Em 1940, João entregou a regência da mesma para seu filho Affonso, conhecido popularmente como Xerife, que a regeu até sua morte em 1980.
Mathias Herzer, músico da banda, substituiu o Xerife dirigindo-a até 1993.
A partir de 1994, assumiu a direção o maestro Pedro Machado de Bitencourt, seu atual regente."
Devo registrar que Pedro Machado Bitencourt, além de ter participado na gestão do então prefeito Ornith Bollmann de saudosa memória e pai do atual prefeito eleito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, também foi chefe-de-gabinete do prefeito Frank Bollmann. Fui colega de trabalho de Pedro Machado de Bitencourt na época em que fui secretário da Saúde, e o grande maestro era chefe-de-gabinete do então prefeito.
Quando assumi a prefeitura em 1997, eu o convidei para trabalhar como chefe-de-gabinete, e assim trabalhou por oito anos na prefeitura de São Bento do Sul. Além de conduzir os trabalhos do gabinete da prefeitura, sempre se dedicou à música, à cultura e, de um modo geral, organizando eventos, conduzindo não só a Banda Treml, mas também várias orquestras, inclusive a única orquestra polonesa do Brasil, que é de São Bento do Sul. E hoje ele está aqui em Florianópolis trabalhando mais uma vez em nosso gabinete, como chefe-de-gabinete.
No final deste ano, deve acabar o seu trabalho, porque mais uma vez vai servir a comunidade de São Bento do Sul, junto à prefeitura municipal, junto à cultura são-bentense, junto à música, conduzindo os trabalhos da Banda Treml.
(Continua lendo.)
"A Banda Treml tem participado ativamente da vida de São Bento do Sul, animando festividades cívicas e religiosas, realizando concertos e fazendo as tradicionais retretas na praça nos meses de janeiro e fevereiro.
A Banda Treml já se apresentou em diversas cidades das regiões centro, leste e sul do país, e registrou algumas de suas músicas em 12 álbuns.
Em 2001, a banda realizou uma turnê pela Alemanha e apresentando-se em várias cidades da região sul desse país europeu."
Naquela oportunidade, coincidentemente estava a trabalho na Alemanha, na época como prefeito, e também tive a oportunidade de participar de eventos que a banda apresentou no sul da Alemanha.
(Continua lendo.)
"Embora seu repertório seja predominantemente germânico, a banda executa, também, músicas brasileiras, internacionais e clássicas.
Atualmente, a banda é composta por 25 músicos, homens e mulheres com idade variando entre 13 e 70 anos, e todos são amadores, inclusive o seu maestro. É uma entidade autônoma e não possui ainda o vínculo com o poder público ou alguma sociedade."
Portanto, srs. deputados e sras. deputadas, os valores culturais que toda a sociedade deve preservar, sendo eles étnicos ou de tradições germânicas ou de outras tradições, são valores que nós não podemos perder. E devo destacar que São Bento do Sul tem dado essa demonstração de bom exemplo de responsabilidade, mantendo as suas tradições na arquitetura, na gastronomia, no folclore e, em especial, na música, através da Banda Treml, que para todos nós, são-bentenses e catarinenses, é um orgulho. E podemos dizer: Santa Catarina tem uma Banda Treml que preserva as suas tradições, origens e mantém a alma são-bentense e catarinense viva através da música.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)