Pronunciamento

Silvio Dreveck - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2008
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, independentemente de ser adiada a votação para o dia de amanhã, evidentemente com a permissão do autor do projeto, a nossa bancada concorda. Mas, de antemão, entendemos que esse projeto tem um grande alcance social e, portanto, a nossa bancada deve manifestar-se pela derrubada do veto.
Muito obrigado, sr. presidente!
O SR. PRESIDENTE (Deputado Dagomar Carneiro) - Havendo concordância dos líderes, está retirada da pauta da Ordem do Dia a discussão e votação do veto.
Não há mais matérias constantes da pauta da Ordem do Dia.
Passaremos à Explicação Pessoal.
O primeiro orador inscrito é o deputado José Natal por até dez minutos.
O SR. DEPUTADO JOSÉ NATAL - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, preciso, com certeza absoluta, justificar a v.exas. e aos catarinenses a minha ausência nas sessões do dia 13 e 14 da semana passada, pois viajei para São Paulo, onde estive na Assembléia Legislativa, a convite da deputada Célia Leão, que é coordenadora, naquela Assembléia, do Conade, Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência.
A deputada é uma das coordenadoras, inclusive é deficiente física, uma mulher com ampla visão, com uma bagagem muito grande na área. E com certeza absoluta, se o governo federal a escutasse, também a sua equipe de trabalho e de estudos, com os demais parlamentares e a sociedade como um todo, seria uma grande contribuição para solucionar vários problemas de locomoção, de transporte, de geração de emprego, de acessibilidade a todos os portadores de deficiência deste país.
Srs. deputados, tive a grata satisfação, por dois dias e meio, de estar reunido com a deputada e com os demais membros da Câmara Federal, ela e eu como deputados estaduais, e com outros representantes deste país. E a maior solicitação, srs. deputados e srs. catarinenses, é a questão da empregabilidade para as pessoas portadoras de deficiência. É um tema que aflige os mais necessitados nessa área, pois são muitas pessoas e empresas que têm a intenção de ajudar, mas que encontram dificuldades.
Então, nesse resumo geral desses três dias praticamente de trabalho em São Paulo, foi deliberado que as bancadas estaduais, as Câmaras de Vereadores e a sociedade organizada fizessem um trabalho, em nível de governo federal, para criar nos estados, efetivamente, a secretaria para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais ou Deficiência Física. Assim, as pessoas da área, com conhecimento, teriam capacidade de ajudar aqueles que diariamente encontram dificuldades nas suas vidas em todos os níveis.
Então, em cima desse tema é que quero justificar a minha ausência na sessão do dia 13 e do dia 14 de março nesta Casa. Enfim, temos um número muito grande de pessoas, neste país, extraclasse política, que têm colocado o seu tempo disponível na implementação de ações para ajudar em todas as áreas, mais especificamente em relação às pessoas portadoras de deficiência física e com necessidades especiais. A eles o meu agradecimento pelo aprendizado que tive lá, juntamente com a deputada Célia Leão, que é portadora de deficiência física.
Por outro lado, srs. deputados, srs. catarinenses, quero falar de um projeto sobre o qual conversei com o secretário de estado da Educação, Paulo Bauer. O estado de Santa Catarina, na semana passada, novamente, numa parceria que não é só do governo de Luiz Henrique da Silveira, de Leonel Pavan, dos demais membros do colegiado, mas também com o governo federal, implantou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, e a solenidade de premiação está prevista para o final do ano, em Brasília.
Na 9ª edição, o Prêmio de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Educação, com a parceira da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Organização das Nações Unidas, Unesco e também com o patrocínio da Fundação Roberto Marinho. E Santa Catarina tem-se destacado todos os anos na sua participação. O governador do estado, o secretário Paulo Bauer, toda sua equipe ligada à Educação, os professores, têm motivado todos a participar.
Quero crer que Santa Catarina no ano que vem ou no final do ano, quando será realizada em Brasília a premiação, repito, da 9ª edição do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, será e fará diferença.
Então, ao secretário Paulo Bauer e aos demais membros da Educação a certeza de que o governo de Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan é um governo que tem pensado em todas as áreas, em todos os níveis de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)