Pronunciamento

Silvio Dreveck - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2014
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, primeiramente gostaria de registrar aqui os meus agradecimentos por retornar a esta Casa graças ao trabalho de campanha do meu gabinete, dos meus cabos eleitorais, que foram às ruas, às residências, pedindo voto e levando nossa mensagem ao eleitor catarinense.
Mas, acima de tudo, quero agradecer aos eleitores que confiaram e acreditaram no trabalho realizado por mim e por toda a nossa equipe. Nossa campanha foi pautada nas realizações do nosso histórico de trabalho como vereador, como secretário da saúde, como prefeito por dois mandatos em São Bento do Sul e como deputado estadual de dois mandatos aqui nesta casa a favor dos catarinenses.
Esse trabalho permitiu voltar à Assembleia Legislativa por mais quatro anos e convenceu o nosso eleitor, pois foi consciente. Quem votou foi exatamente porque acreditou e acredita na nossa honestidade, na nossa dedicação de trabalho sério como sempre fizemos e trabalhamos na condição de atender as demandas de cada localidade.
Dizia durante a campanha que parlamentar não pode e não deve prometer grandes obras, realização de pavimentação e asfalto, construção de escolas, palácios e ginásios e assim por diante, cabe a ele, sim, ser o legislador, o fiscal e o representante de sua sociedade, ou seja, da nossa Santa Catarina e, sim, solicitar, reivindicar ao Executivo para que ele destine recursos e execute obras em cada região, em cada município.
E, levamos sim, nossa mensagem no sentido da representatividade e de ser o interlocutor junto às lideranças locais, sejam elas públicas ou de entidades, para retornar, através dessas demandas e do nosso trabalho, para fazer as realizações possíveis dentro de um orçamento que permite destinar recursos aos municípios.
Por outro lado, trabalhamos defendendo os municípios. Portanto, somos municipalistas. E nessa linha de sermos municipalistas que nós trabalhamos para que os municípios tenham uma condição melhor de receita para fazer frente as suas necessidades, as suas demandas. Obviamente, o que nos chamou a atenção nesta campanha, que foi diferente como já foi dito aqui pelos deputados que me antecederam, muito pela situação que o Brasil se encontra, muito pelas informações que os eleitores recebem dos escândalos que acontecem. Isso, evidentemente, deixou o eleitor mais afastado do processo eleitoral.
Mas é preciso relembrar que a democracia leva a cargos públicos eletivos.
No nosso caso em Santa Catarina, no mínimo, 40 deputados, aqui da Assembleia Legislativa, e não é diferente para senador, governador e presidente da República.
Por mais que o eleitor tenha se ausentado de votar, isso não contribuiu com as eleições para o processo democrático. Como disse aqui o deputado Nilson Gonçalves, no cenário nacional, na candidatura a presidente, temos que ter alternativas de pelo menos duas linhas de pensamento, de ideais e de propostas acima de tudo.
Portanto, cabe a nós optarmos por uma dessas direções, pela linha A ou pela linha B, mas não podemos afastar-nos, ausentar-nos da nossa cidadania, que é um direito através do voto escolhendo os nossos candidatos.
Mas também concordo plenamente com aquilo que já foi dito anteriormente por colegas deputados, como o deputado Edison Andrino, sobre a situação brasileira, no que diz respeito ao nosso calendário eleitoral, a nossa legislação partidária, de processo político de votos distritais, misto ou não. O fato é que precisa ser alterada a nossa legislação, que já está ultrapassada diante do que nós acompanhamos nesta eleição.
Portanto, foi mais um aprendizado. E quero agradecer a todos, e em especial àqueles que confiaram em nosso trabalho. Certamente temos o compromisso e a responsabilidade de continuar nestes próximos quatro anos com muita dedicação, com muito empenho. Foi para uma eleição difícil!
Estávamos no encaminhamento no dia da convenção, fomos a outro encaminhamento, mas mesmo assim conseguimos eleger quatro parlamentares, dos quais está aqui o nosso candidato e campeão de votos, deputado José Milton Scheffer, que nos honra com a sua votação que nos permite ficar aqui por mais quatro anos.
Assim, deputado José Milton Scheffer, é importante lembrar que se nós estamos nesta Casa hoje, é porque também tivemos a contribuição de todos os colegas do partido que foram candidatas e candidatos, e alguns nem conseguiram se eleger, mas nos ajudaram a chegar nesta Assembleia Legislativa. E se estamos aqui é porque tivemos essa grande contribuição de todos aqueles candidatos que não se elegeram, mas que fizeram uma votação permitindo que voltássemos a esta Casa.
Portanto, também temos um compromisso maior que é representá-los nesta Casa, porque foram eles que nos conduziram através dos seus votos para que voltássemos à Assembleia Legislativa, porque nenhum de nós atingiu certamente o número de votos, que quero crer, tenha se aproximado dos 70 mil para ocupar nesta Casa uma cadeira.
Então, quero agradecer aos nossos companheiros de partido, que se colocaram à disposição, que foram candidatos, que ficaram na suplência, que fizeram mais ou menos votos, pela grande contribuição que deram ao Partido Progressista e a Santa Catarina, que foi de fundamental importância para que nós pudéssemos voltar, eu, o deputado José Milton Scheffer, o deputado Valmir Comin e o deputado João Antônio Amin. Nós estamos exatamente com essa missão e com essa responsabilidade de representá-los. Muito obrigado, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)