Pronunciamento
Silvio Dreveck - 107ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 01/12/2010
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, o assunto que me traz a esta tribuna, deputados Antônio Carlos Vieira e Kennedy Nunes, é a inauguração do porto de Itapoá que, provavelmente, acontecerá ainda este ano. Temos que ressaltar que o porto de Itapoá será muito relevante para a economia catarinense e brasileira. Quanto a isso não há dúvida, pois o investimento na ordem de R$ 475 milhões é muito significativo.
Ao mesmo tempo, sr. presidente e srs. deputados, há um problema a ser resolvido. O porto de Itapoá está sendo concluído e a rodovia de acesso provavelmente não vai ser concluída a tempo para seu funcionamento. Dos 27,7km da SC-415, que ligarão o porto de Itapoá à SC-412, 12,8km já foram pavimentados, mas ainda é preciso fazer a terraplenagem de 11,1km, ou seja, 8% das obras de arte, tais como galerias e pontes. Isso, no mínimo, preocupa-nos muito, porque acreditamos que a prioridade do próximo governo deverá ser no sentido de concluir o mais brevemente possível essa rodovia, a fim de não comprometer o trânsito do município em função do funcionamento do porto, levando em consideração que o tráfego de caminhões pesados será intenso.
Assim sendo, a prioridade que eu trago para o ano que vem, porque neste ano não vai ser possível, é a conclusão dessa rodovia por parte do governo que irá assumir, que é o governo de Raimundo Colombo. Além disso, é preciso, deputado Kennedy Nunes, que o projeto dessa rodovia, a SC-415, que faz a ligação com a SC-412, seja repensado. E com relação à obra futura, que não seja feita a ligação com a SC-412, que é a rodovia que faz a ligação com a BR-101, passando pelo município de Garuva.
Então, sr. presidente, srs. parlamentares e telespectadores da TVAL, se não for projetada e concluída outra obra ligando a SC-415, que está sendo executada para fazer a ligação ao porto, não fazendo com que essa rodovia tenha uma ligação direta com a BR-101, esse trecho da SC-412 até o acesso da SC-415, principalmente na temporada de verão, acabará ficando intransitável. Porque se hoje, mesmo não estando em funcionamento o porto, em determinados dias da semana e em época de temporada as filas são de duas, três horas para percorrer esse trecho, que é o acesso de Itapoá, imaginem como ficará esse acesso, com o funcionamento do porto, para quem precisar transitar nele! E isso pode trazer prejuízos econômicos para Santa Catarina, em especial para Itapoá, em função do turismo, que na verdade será o grande prejudicado.
Por isso, sr. presidente e srs. deputados, essa matéria que saiu no dia de hoje no jornal A Notícia, na pg. 18, AN Economia, é relevante. Mas é importante que tenhamos não só essa preocupação como o compromisso de fazer com que nessa obra, além de ela ser executada o mais breve possível, da SC-415 seja feita a ligação direta com a BR-101, porque senão nós iremos comprometer a SC-412, o município de Garuva e o próprio município de Itapoá, que terá prejuízos na sua economia por conta do congestionamento futuro que irá surgir, inviabilizando o acesso, principalmente, dos turistas.
É necessário lembrar também, srs. deputados, que é importante o porto de Itapoá, mas é preciso que seja realizado o quanto antes esse novo projeto para a execução dessa obra que será fundamental e indispensável para o bom funcionamento dele.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Ao mesmo tempo, sr. presidente e srs. deputados, há um problema a ser resolvido. O porto de Itapoá está sendo concluído e a rodovia de acesso provavelmente não vai ser concluída a tempo para seu funcionamento. Dos 27,7km da SC-415, que ligarão o porto de Itapoá à SC-412, 12,8km já foram pavimentados, mas ainda é preciso fazer a terraplenagem de 11,1km, ou seja, 8% das obras de arte, tais como galerias e pontes. Isso, no mínimo, preocupa-nos muito, porque acreditamos que a prioridade do próximo governo deverá ser no sentido de concluir o mais brevemente possível essa rodovia, a fim de não comprometer o trânsito do município em função do funcionamento do porto, levando em consideração que o tráfego de caminhões pesados será intenso.
Assim sendo, a prioridade que eu trago para o ano que vem, porque neste ano não vai ser possível, é a conclusão dessa rodovia por parte do governo que irá assumir, que é o governo de Raimundo Colombo. Além disso, é preciso, deputado Kennedy Nunes, que o projeto dessa rodovia, a SC-415, que faz a ligação com a SC-412, seja repensado. E com relação à obra futura, que não seja feita a ligação com a SC-412, que é a rodovia que faz a ligação com a BR-101, passando pelo município de Garuva.
Então, sr. presidente, srs. parlamentares e telespectadores da TVAL, se não for projetada e concluída outra obra ligando a SC-415, que está sendo executada para fazer a ligação ao porto, não fazendo com que essa rodovia tenha uma ligação direta com a BR-101, esse trecho da SC-412 até o acesso da SC-415, principalmente na temporada de verão, acabará ficando intransitável. Porque se hoje, mesmo não estando em funcionamento o porto, em determinados dias da semana e em época de temporada as filas são de duas, três horas para percorrer esse trecho, que é o acesso de Itapoá, imaginem como ficará esse acesso, com o funcionamento do porto, para quem precisar transitar nele! E isso pode trazer prejuízos econômicos para Santa Catarina, em especial para Itapoá, em função do turismo, que na verdade será o grande prejudicado.
Por isso, sr. presidente e srs. deputados, essa matéria que saiu no dia de hoje no jornal A Notícia, na pg. 18, AN Economia, é relevante. Mas é importante que tenhamos não só essa preocupação como o compromisso de fazer com que nessa obra, além de ela ser executada o mais breve possível, da SC-415 seja feita a ligação direta com a BR-101, porque senão nós iremos comprometer a SC-412, o município de Garuva e o próprio município de Itapoá, que terá prejuízos na sua economia por conta do congestionamento futuro que irá surgir, inviabilizando o acesso, principalmente, dos turistas.
É necessário lembrar também, srs. deputados, que é importante o porto de Itapoá, mas é preciso que seja realizado o quanto antes esse novo projeto para a execução dessa obra que será fundamental e indispensável para o bom funcionamento dele.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)