Pronunciamento

Silvio Dreveck - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/06/2014
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, na noite de ontem, mais precisamente no município de Nova Trento, realizamos, deputado Taxista Voltolini, permita-me assim chamar v.exa., não muito longe da sua terra, uma sessão solene em homenagem aos 12 anos de canonização da Madre Paulina, uma proposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli.
Estiveram presentes também os nossos colegas deputado Volnei Morastoni, o nosso ex-deputado Sérgio Godinho, que é do alto da serra, entre outras autoridades; também a irmã Maria Adelina da Cunha, que é diretora do Santuário; bem como o padre André, o prefeito em exercício, o vereador Jucelino Marino Chini, que foi o interlocutor desta meritória homenagem a Madre Paulina, reconhecendo esta mulher que foi uma guerreira, uma pessoa humilde, solidária e que ao longo da sua vida trabalhou em prol das pessoas mais necessitadas, mais humildes. E como dizia o deputado Volnei Morastoni, por mais que a medicina possa ter avanços tecnológicos e conhecimentos cada dia maiores por conta da facilidade de informações e do avanço da medicina, o que dá mais conforto às pessoas nos momentos difíceis é a solidariedade, a atenção. E é o que a Madre Paulina fazia. Tanto é que a irmã Maria Adelina fez referência em relação aos milagres que lá ocorreram, dizendo: "Ela intercedeu a Deus, porque foi ele que fez essa concessão da melhoria da saúde das pessoas ou até da salvação da vida das pessoas."
Além desse reconhecimento religioso e espiritual, devemos enaltecer o município de Nova Trento, em Santa Catarina, que a partir da canonização de Madre Paulina tornou-se referência nos municípios vizinhos, como São João Batista, Canelinha, Tijucas e Brusque, que não é muito longe, também Major Gercino, entre outros, mas mais que isso, mais que apenas em Santa Catarina, a cidade de Nova Trento é conhecida no Brasil inteiro, principalmente por essa referência a Madre Paulina. É surpreendente o número de pessoas, de turistas e religiosos que vêm ao Brasil mensalmente, na ordem de aproximadamente 70 mil pessoas por mês - o que chamou muito a atenção de todos na noite de ontem -, além de outras pessoas que vêm de outros países, como Europa, África e Estados Unidos, para fazerem as suas orações, os seus pedidos no santuário de Madre Paulina.
Também temos que destacar a evolução do município, o que agrega de valor. Além da fé, da esperança e da crença para quem é cristão, o município de Nova Trento agrega valores na sua economia, porque o restaurante vende mais, a pousada, o hotel, o transporte são mais utilizados, o que agrega valor ao município de Nova Trento e ao estado de Santa Catarina.
O turismo religioso hoje é uma indústria, no bom sentido, que gera riquezas, porque não tem poluição, deputado Taxista Voltolini, gerando um ganho a mais para a comunidade, para as pessoas, para quem vive na cidade e para quem vive em Santa Catarina.
Portanto, queremos reconhecer, parabenizar, as pessoas que lá estiveram, as irmãs, os padres, as autoridades, prefeito em exercício, os vereadores, e mais uma vez refiro-me ao vereador Juscelino, que foi o interlocutor dessa sessão solene, aos servidores da Assembleia Legislativa, aos quais agradeço de público, porque não apenas nessa sessão solene que realizamos, mas em todas as sessões solenes realizadas há uma grande contribuição, participação e organização, sem exceção, de todos os funcionários. E ontem foi dado mais um bom exemplo no município de Nova Trento e queremos de público fazer o nosso agradecimento, reconhecimento e desejar, principalmente à população de Nova Trento, muito sucesso e que continue trabalhando nesse projeto maravilhoso, lindo, que acima de tudo, está pautado na crença, na esperança de Madre Paulina, a quem ontem homenageamos pelos 12 anos de canonização pelo Papa João Paulo II.
Sr. presidente, era isto que queria falar e agradeço mais uma vez v.exa. por ter colaborado, por ter contribuído, por ser o autor dessa maravilhosa sessão solene que realizamos em Nova Trento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)