Pronunciamento

Silvio Dreveck - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/11/2012
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, deputado Antônio Aguiar, que tão bem representa o planalto norte catarinense, tomei conhecimento de que v.exa. fez um pronunciamento, no dia de ontem, nesta Casa, defendendo mais investimentos para aquela norte. Comungo e convalido seu pronunciamento, sua fala, e a respeito desse assunto pretende manifestar-me após a Ordem do Dia, para fazer a defesa da recuperação e da implantação da malha ferroviária no planalto norte.
O assunto que me traz à tribuna neste momento, sr. presidente, é que hoje, ao meio-dia, a bancada do Partido Progressista reuniu-se com a bancada do PSDB para conversar, para dialogar, e para trocar, além de informações, algumas decisões que vamos implementar não só no discurso, mas também na prática.
Estavam presentes o deputado Dado Cherem, que é o líder do PSDB, deputado Nilson Gonçalves, amigo pessoal e que tem sempre defendido não só Joinville, mas o planalto norte e Santa Catarina.
A verdade é que temos alguns encaminhamentos para o futuro, tanto na Assembleia Legislativa, nas questões administrativas, como na política do partido no cenário catarinense e no cenário nacional. Nesse encontro tomamos algumas decisões informais, mas em política a confiança na palavra é o documento mais sério desde que se cumpram os compromissos assumidos.
Existe a convergência no sentido de continuarmos trabalhando pelo consenso no que tange à escolha da Mesa Diretora, à participação nas comissões e a outras atividades que são desempenhadas pelos deputados. A conclusão a que chegamos é que há um objetivo comum, tanto do Partido Progressista, como do PSDB, de defender esses interesses em conjunto.
O segundo ponto que também acordamos, de interesse comum, é a defesa não somente da questão administrativa da Assembleia, mas também no que diz respeito aos interesses dos municípios governados pelo PP e pelo PSDB. Portanto, a partir de hoje estaremos defendendo os interesses comuns dessas duas bancadas quanto aos pleitos, às reivindicações das administrações municipais que são conduzidas por prefeitos nossos.
Não podemos desconsiderar, sr. presidente, que todos os partidos já começam a se movimentar para as eleições estaduais e federais. Passamos por eleições municipais há poucos dias e já se começa a trabalhar projetando o futuro dos partidos e das candidaturas majoritárias e proporcionais.
Também defendemos a tese da necessidade da reforma no âmbito federal, pois é lá que se pode decidir, para a unificação das eleições neste país, visando ao fortalecimento efetivo dos partidos.
Esperamos agir conjuntamente para que os projetos da reforma eleitoral e da reforma política possam acontecer de fato, ao mesmo tempo em que, obviamente, já pensamos nas eleições que se estão aproximando: para governador e vice, para deputados estaduais, federais e senadores.
Penso, deputado Nilson Gonçalves, que depois dessa importante reunião que tivemos hoje, perpassada de muito respeito e muita amizade, os acordos rendam frutos não somente para os partidos e para a sociedade, deputado Dado Cherem, mas também para esta Casa, onde há um desejo maior de continuar trabalhando dentro do consenso em todas as atividades importantes para o Parlamento.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)