Pronunciamento

Silvio Dreveck - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/08/2007
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, há poucos dias, nós tivemos algumas manifestações nesta tribuna, de alguns colegas parlamentares, fazendo referência aos atletas catarinenses que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos.
Srs. deputados, neste momento, gostaria de fazer alguns complementos e registros haja vista a relevância desses nossos atletas nas mais diversas modalidades, destacando, por exemplo: na ginástica rítmica desportiva, a atleta Luisa Matsuo, de Florianópolis, com duas medalhas de ouro; no futebol feminino, as atletas Andréia dos Santos, e Maicon, com medalhas de ouro, do município de Lages; no handebol feminino, medalhas de ouro para as atletas Chana Masson, de Capinzal, Eduarda Amorin e Fabiana Kuestner, de Blumenau; no handebol masculino, medalha de ouro para os atletas Jaqson Kojoroski, de Descanso, e Jardel Pizzinato, de Chapecó; no atletismo, medalha de prata para a atleta Márcia Narloch, na maratona, de Joinville, que para alguns tem uma passagem de residência também no município de Campo Alegre; no remo, medalha de prata para Gibran Cunha e Anderson Nocetti, com medalhas de prata e bronze, ambos de Florianópolis.
Srs. deputados, nós temos também atletas que não são naturais de Santa Catarina, mas que trabalham em nosso estado, como no caratê, com a Lucélia Ribeiro, que nasceu no Distrito Federal, mas mora e trabalha em Florianópolis, conquistando a medalha de ouro, e Douglas Brose, do Rio Grande do Sul, que trabalha em Florianópolis e conquistou a medalha de bronze. No futsal, ganhamos medalha de ouro com os nossos atletas Ciço, de São Paulo, mas que trabalha em Jaraguá do Sul; Valdin, do Ceará, que trabalha em Jaraguá do Sul; Tiago, de São Paulo, que joga em Jaraguá do Sul, na Malwee; Falcão, de São Paulo, que também está trabalhando em Jaraguá do Sul, e Rogério, de Sergipe, que joga em Joinville.
Na natação, tivemos o Eduardo de Boni, do Rio Grande do Sul, que compete por Florianópolis, conquistando uma medalha de ouro e uma medalha de prata; no vôlei masculino, tivemos medalha de ouro com o Bruninho, que é natural de São Paulo e joga em Florianópolis, bem como no vôlei feminino, conquistando a prata, com a Érica, natural de Minas Gerais, que joga pelo nosso município de Brusque.
Nossa homenagem a todos os atletas e a todos os catarinenses que desempenharam seu papel de maneira brilhante nestes Jogos Pan-Americanos. Para nós é motivo de muito orgulho poder contar com atletas com essa competência e relevância no esporte catarinense.
Srs. deputados, ao mesmo tempo não posso deixar de registrar a participação do município de Porto União, através do nosso competente árbitro na atividade de tênis de mesa. Tivemos lá no Pan-Americano a atuação de José Zipperer Júnior, natural de Porto União, como árbitro internacional de tênis de mesa. Tivemos também a atuação de Celso Nakashima, residente em Joinville há mais de 15 anos, natural do estado do Paraná, sendo atleta e técnico de Joinville, técnico do comitê para-olímpico brasileiro e professor de educação física; o diretor de arbitragem e membro do júri de apelação do Pan-Americano, sr. Vilmar Schindler, natural de Porto União; os árbitros Rubens Nisem, árbitro nacional, natural de Porto União; o Helton Luiz Baur, natural de Porto União, árbitro nacional; o Isac Moisés Abraão Nogueira, árbitro nacional e internacional da União Latina, natural de Porto União; o Maximiano Schindler, árbitro nacional, natural de Porto União; o Jovino Schindler Júnior, árbitro nacional e internacional para-olímpico, natural de Porto União; o Jaime Gomes dos Santos Júnior, árbitro internacional, de Porto União; o Alfeo Luiz Cappellari, árbitro internacional, de Curitiba; o Alcidino José Putti, árbitro internacional, de Concórdia, residindo em Foz do Iguaçu/PR; e o Fernando César Borges, árbitro internacional, natural de Porto União, residindo em Piraquara.
Isso demonstra que o município de Porto União deu uma grande contribuição aos Jogos Pan-Americanos por esses relevantes serviços prestados aos catarinenses e aos brasileiros. E estão retornando para os Jogos Para-Pan-Americanos, que acontecerão também no Rio de Janeiro.
Ouvindo atentamente o nosso deputado Antônio Aguiar, no dia de ontem, s.exa. fez uma referência aos municípios de Campo Alegre, de São Bento do Sul e região e reafirmo o que disse no seu discurso sobre Campo Alegre, pois é um município que tem um dos melhores climas do Brasil, por isso a longevidade das pessoas que lá residem vai até quase 80 anos.
Quanto a São Bento do Sul, v.exa. fez referência ao importante projeto de saneamento que contempla o município. E devo dizer que fiquei muito satisfeito que esse projeto esteja sendo executado, porque é um projeto que foi constituído na minha gestão de prefeito, em conjunto com a comunidade de São Bento do Sul. É bom para o município melhorar a qualidade de vida da população. Apesar desse projeto, acredito que em São Bento do Sul, nas demais áreas, parece-me que há uma nuvem um tanto quanto escura, e essa neblina já está por dois anos e meio no município, mas acredito que deverá subir em 2009, quando o sol voltará a brilhar mais na nossa cidade.
Ainda para fazer referência à nossa região norte, penso que temos alguns trabalhos importantes, mesmo com alguns avanços que aconteceram, mas temos uma tarefa árdua no que diz respeito aos nossos municípios que são limítrofes com o Paraná, na questão da equiparação de impostos. É o caso de Rio Negrinho, de Mafra, de Porto União. Temos um problema de tarifação da energia em Porto União. Em Mafra e Rio Negrinho há desigualdade nos produtos da cesta básica, em Rio Negro, na comercialização de móveis, através dos lojistas, mas esse é um dos assuntos em que certamente v.exa., deputado Antônio Aguiar, vai cooperar conosco e por isso vou ouvi-lo.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Realmente estive lá, e a nuvem apareceu em São Bento do Sul. Mas foi uma nuvem muito benéfica, deputado, com a inauguração do asfalto no Rio Vermelho. Está de parabéns São Bento do Sul pela bela avenida de asfalto feita pela infra-estrutura do município. Realmente achei que a comunidade do Rio Vermelho ficou muito satisfeita com essa obra, que enaltece os são bentenses, fazendo com que a região se sinta valorizada por ter mais essa via de acesso no planalto norte.
Então, v.exa. está de parabéns, bem como São Bento do Sul.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Agradeço, deputado. E v.exa. recordou muito bem que no acesso ao bairro Rio Vermelho, numa extensão de seis quilômetros, tivemos a oportunidade de pavimentar quatro quilômetros, concluídos agora pelo atual prefeito. É uma obra que vai desenvolver aquele bairro, assim como todo o município de São Bento do Sul.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)