Pronunciamento

SERGIO MOTTA - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2021
DEPUTADO SERGIO MOTTA (Orador) - Comenta sobre o lockdown ocorrido no fim de semana, e diz que a população que procura obedecer às recomendações de isolamento e distanciamento é a mais atingida.
Fala sobre as instituições religiosas, as quais estão promovendo todos os cuidados recomendados, e lembra do ocorrido em uma igreja em Forquilhas, cujo decreto diz que nos finais de semana a igreja não poderia realizar cultos religiosos, mas poderia estar aberta para atendimento individual, mas ela foi surpreendida pelo Procon e Guarda Municipal.
Mostra-se favorável em obedecer às regras, mas questiona o porquê não se fiscaliza as baladas, praias cheias, festas clandestinas de Carnaval. Mais uma vez diz que o setor produtivo obedece, e não são as igrejas que propagam o vírus, e sim pessoas irresponsáveis que não obedecem às regas do decreto.
Apresenta a intimação que a igreja recebeu e questiona o porquê da mesma, se a igreja não estava realizando culto. Apresenta um vídeo no telão do Plenário, no qual o Comandante Geral da Policia Militar explica as regras do decreto publicado, que coíbe aglomerações.
Pede respeito às instituições, tanto do setor produtivo como do setor religioso, ressaltando que já chega de tanto sofrimento.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Afirma que estes decretos servem para jogar na ilegalidade pessoas que não são criminosas, porque os trabalhadores precisam descumprir o decreto para levar o sustento às suas famílias, bem como dos seus colaboradores. Lamenta que uma doença esteja sendo politizada em detrimento do bem-estar da população.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Sugere ao Deputado Sergio Mota que faça um boletim de ocorrência, porque isso é uma afronta e um crime de intolerância religiosa.
Deputado Bruno Souza (Aparteante) - Demonstra solidariedade ao bispo Sérgio Mota quanto ao pronunciamento, porque as igrejas tem se mostrado locais muito seguros nesta pandemia. E o fato apresentado hoje é um abuso por parte da autoridade, mostrando a falta de sensibilidade de um setor da sociedade que não tem a pele em risco, é imune à crise, pois no final do mês tem o seu vencimento garantido.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Solidariza-se com o Deputado Sergio Mota, e com os Deputados que o antecederam, pois a igreja, pela Lei n. 17.940, de 08 de maio, ela é essencial no Estado. Também informa que podem fazer a transmissão do culto, com distanciamento, com máscara, a também podem fazer o atendimento individual.
Deputada Ada De Luca - Solidariza-se ao Deputado Sergio Mota, assegurando que a pessoa que fez essa notificação, católico também não deve ser, porque não se brinca com o nome de Jesus. Corrobora a sugestão do Deputado Kennedy Nunes em relação ao boletim de ocorrência. [Taquigrafia: Guilherme]