Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/07/2022
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Tece comentários a respeito da decisão de Ministros do STF dar prazo de dez dias para que o Presidente Jair Bolsonaro explique indulto dado ao Deputado Daniel Silveira, quando da condenação pela Suprema Corte que ocorreu há alguns meses, conforme imagem exibida no telão do Plenário. Diz que não é o fato da questão do indulto Presidencial, que é algo totalmente constitucional, mas a velocidade, a celeridade com que o citado órgão pede ao Presidente para explicar, argumentando que para isso o STF tem pressa.
Ao mesmo tempo, faz exibição de uma imagem de notícia do ano de 2009, onde o "Presidente Lula sugere às Farc criar partido para chegar ao poder." Faz referências a outra imagem onde mostra a notícia de que o ex-general da Venezuela mandou dinheiro para Lula. Cita também a notícia que rodou o mundo inteiro, denunciando que os partidos da esquerda na América e também na Europa teriam sido financiados ilegalmente por Chávez e Maduro, mas que tal fato não chamou a atenção do STF para nada. Na sequência, exibe várias imagens de notícias e reportagens sobre denúncias, na época, do envolvimento do governo brasileiro com as Farc, PCC, enfim, associações criminosas.
Criticou duramente o Supremo Tribunal Federal (STF) e acusa os ministros de tratarem de forma distinta o atual presidente, Jair Bolsonaro e outros brasileiros, entre eles ex-presidentes. [Taquígrafa: Sílvia]