Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2020
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Menciona que todos os dias, ao acordar, há uma oportunidade de fazer algo diferente. Diz isso se reportando às perguntas feitas constantemente em relação ao destino do Estado quanto à questão do impeachment. E afirma que a história comprova que muitas batalhas estavam numa sequência de derrotas, mas numa determinada atitude de um bom comandante, que toma uma boa decisão, se consegue reverter o jogo. Por isso, entende que o Governador pode colocar a mão na consciência e suspender o decreto de calamidade pública no Estado de Santa Catarina, afirmando que todos chegaram ao limite da paciência.
Tece comentários sobre o percurso feito, de 520 quilômetros, no Estado vizinho, o Paraná, e observou muitas obras nas rodovias, o que fez sentir inveja. Ao mesmo tempo, questiona o porquê de não acontecer obras nas rodovias catarinenses. Por isso, como conselho, e que não precisaria dar, diz que o Governo deveria revogar o decreto de calamidade, dar um exemplo para o Brasil inteiro e falar com o Presidente da República que suspenderá o estado de calamidade. Cita que 50% dos recursos federais que foram dispensados para combater a Covid-19 no Estado de Santa Catarina foram usados de forma indevida.
Fala da situação das pessoas que trabalham em eventos, principalmente as da capital, que muitas estão passando fome, necessidades e, por isso, pede que o Governo revogue o decreto de calamidade, porque até mesmo aqueles que podem ajudar, já não têm mais condições de auxiliar.
Deputado Fabiano da Luz (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado e menciona que o pessoal de eventos questiona por que restaurantes, bares estão cheios e eles não podem trabalhar, chegando numa situação de não conseguirem mais se sustentar. [Taquígrafa: Sílvia]