Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/04/2025
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Discorre causos comparando-os com a situação da sociedade de hoje em relação aos jovens. Menciona que o Estado não é responsável pelo insucesso na vida, afirmando que cada indivíduo é responsável pelo seu sucesso. Diz que a fala é para os jovens e adolescentes que se encontram nas galerias da Casa Legislativa, para eles entenderem que nenhum político, nenhum Governo é responsável pelo seu sucesso ou insucesso na sua vida.
Em tempo, fala que as responsabilidades dos pais na educação de seus filhos não podem ser transferidas para o Estado. Cita que no ano passado, 36 jovens cometeram suicídio no país, induzidos por desafios na internet, por negligência dos responsáveis.
Comenta que amar não é fácil, é uma tarefa diária que requer esforço, dedicação e responsabilidade. Ressalta que os pais devem se preocupar com a formação do caráter dos filhos desde cedo, inclusive com os filhos dos vizinhos, pois uma predisposição ao mal pode afetar toda a comunidade.
Explica que o esporte é uma ferramenta poderosa, que salva vidas, mas muitas famílias, mesmo as de classe alta, negligenciam a responsabilidade de criar seus filhos com valores. A moralidade nem sempre acompanha a legalidade, e um adulto pode crescer achando normal votar em políticos corruptos ou que maltratam mulheres, por ter aprendido isso na infância.
Ao final da sua fala, preconiza que se deve assumir responsabilidades; amar a família incondicionalmente e viver de acordo com seus valores, e só assim poder dizer que são cristãos e que vivem uma vida de verdade. [Taquígrafa: Sílvia]