Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Comenta que veio à tribuna para dizer que sente orgulho de ser um dos primeiros políticos a se expressar nas redes sociais e dar início à convocação para que os brasileiros permanecessem em casa no dia 7 de setembro.
Afirma que o povo catarinense é subestimado, acham que ele não tem voz, e também foi subestimado em 2017, quando trazia um deputado federal chamado Jair Bolsonaro para dar palestra.
Diz que, há mais de cinco anos, o país foi avisado do que aconteceria, e esclarece que o "fique em casa" não foi falta de patriotismo, mas para poder cuidar da sanidade mental do brasileiro.
Agora, há um ponto importantíssimo que está sendo discutido em Brasília, que é a questão da demarcação do Marco Temporal. Ressalta que a situação está trazendo insegurança jurídica para todos os brasileiros, pois trata de áreas rurais e urbanas, e isso dificulta os investimentos.
Ao falar sobre a tramitação do Marco Temporal, declara que os partidos e parlamentares filiados precisam ser coerentes nos seus votos, e reforça a responsabilidade do partido. Neste sentido, fala que haverá uma mobilização no Brasil. Explica que vai ser votado no Senado o Marco Temporal, e o partido será responsabilizado pelos votos.
Adverte que, "se o seu partido votar contra o Marco Temporal, vão entrar na lista de pessoas que ajudaram a ferrar com o Brasil, porque essa é uma questão indiscutível, o direito à propriedade". Discorre que em Santa Catarina 500 famílias estão desesperadas, e já houve caso de suicídio.
Lembra que foi o nome de Bolsonaro que elegeu muitos, e agora espera que os mesmos reconheçam e honrem o que prometeram. Adverte aos Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores de que terão as respostas nas urnas pelos seus atos. Finalizando, diz que, em 2024, os partidos vão colher os frutos pela derrubada ou manutenção do Marco Temporal. [Taquígrafa: Sara]