Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/09/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Inicia o seu pronunciamento de maneira esclarecedora ao público da Casa Legislativa e ao cidadão catarinense que o assiste em casa. Conta que, nos últimos anos, trouxe à tribuna assuntos considerados relevantes, dentre eles, cita a Serra Dona Francisca, quando disse que estava desmoronando, e realmente desmoronou; e a entrada da boca da Barra, que alguém morreria lá, e realmente aconteceu; além de outros assuntos importantes, entretanto, lamenta que o alerta fique enclausurado na Casa Legislativa.
Comenta que apresentou um projeto importantíssimo que trata da reincidência de tributos na venda de combustível no Estado, entretanto não é noticiado, não é notificado. Diz, ainda, que comentou a situação nos batalhões, falando sobre o ataque do novo cangaço no Estado de Santa Catarina, o que aconteceu um mês depois, com aquela tragédia na cidade de Criciúma. Sobre tais constatações, questiona se o Deputado tem bola de cristal, ou é somente a constatação do óbvio, isto é, havendo o abandono e falta de manutenção, esse tipo de coisa acontecerá, exemplificando várias situações reais, e sugere investimentos diretos. Sobre o assunto, diz que, como os demais Deputados, participante de vários eventos nas regiões e atento a esses tipos de informações que traz à tribuna, sente-se indignado, pois ficam no discurso, porque interessam a poucas pessoas.
Relata que existe por parte do Governo do Estado, o empenho de R$ 120 milhões para publicidade e propaganda, sendo que 87 milhões já foram pagos, e indaga se alguém viu publicação sobre tal assunto na Casa Legislativa, como se fosse um tabu esse abandono do Estado de Santa Catarina no que diz respeito à infraestrutura e segurança pública. Diz, ainda, que cada vez se sente mais afunilado, porque a Casa, em 2019 e 2020, gastou R$ 27 milhões em propaganda e publicidade. Entretanto, tais assuntos não são divulgados, como a reincidência de tributos sobre os combustíveis vendidos no Estado, resultado dos cartéis de Governadores que se opõem ao Governo Federal. Coloca, ainda, que houve, sim, desgaste na economia do Estado durante a pandemia, entretanto agora o Governo quer se compensar por meio do contribuinte que recebe menos de dois salários mínimos que representam 82% dos catarinenses. Finaliza, conclamando seus Pares para que se façam ouvir, e que o Governo possa atentar ao que é falado na tribuna da Casa. [Taquígrafa: Elzamar]