Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/10/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Indaga aos pares que usem as redes sociais para alertar as pessoas mais velhas sobre o novo golpe que induz as vítimas a gravarem em vídeo uma simulação de identificação biométrica que depois é utilizada pelos golpistas para contrair empréstimos. Esclarece que o golpe que vem acontecendo é quando alguém consegue o CPF das vítimas e lhes envia uma solicitação de cartão de banco e vão ligando aleatoriamente para as pessoas que recebem o cartão dizendo: 'Você fez um empréstimo'. A pessoa responde: 'Não fiz'. O golpista diz: 'Ok. Então preciso da sua identificação biométrica'. Aí se inicia o golpe, conseguindo fazer empréstimos volumosos, denuncia o parlamentar. Reitera o seu pedido para que os catarinenses entrem em contato com seus pais e avós para instruírem eles sobre o risco de "entregarem" a identificação biométrica para marginais.
Deputado Tiago Zilli (Aparteante) - Parabeniza-o pelo debate sobre a matéria, destacando que ouve a tramitação do PL n. 342 de autoria do Deputado Padre Pedro Baldissera, assunto da CCJ, para que as instituições criem um canal de comunicação, mas que não atrapalhe os idosos.
Deputado Marquito (Aparteante) - Apoia a iniciativa do colega sobre esse alerta aos idosos, sobre extorsão via internet e ligações telefônicas. [Taquígrafia: Rubia]