Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/02/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Parabeniza o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, através do coronel Dionei, que fez o chamamento de 500 policiais para incorporarem as fileiras da Polícia Militar, o que faz parte de um planejamento estratégico para que isso ocorra todo ano.
Menciona que, no passado, era difícil haver critérios e tecnicidade em relação à escolha de quantos e quando fazer um concurso, como o Estado foi administrado até então, ouvindo basicamente a opinião política sobre o assunto. Considera isso muito errado, pois foram quase seis anos sem haver um concurso. Diz que é preciso que anualmente haja a recomposição dos quadros, e que o Governo atual, ou os próximos, comecem a acompanhar a tecnicidade para tomar esses tipos de decisões.
Ressalta que lhe cabe como Deputado fiscalizar o Poder Executivo. Afirma que já está começando a escutar pelo Estado algumas pessoas dizendo que vão levar tantos policiais para sua cidade, outras dizendo que têm acesso ao Governo e vão levar mais tantos. Em outras situações aconteceu dessa forma, mas agora não vai, porque garante que irá fiscalizar o destino de cada um desses policiais. Reforça que não mandará ofício pedindo policial para sua cidade, porque esse não é o seu papel.
Relata que pessoas disseram que suas cidades recebem um grande número de turistas e precisam de mais policiais, sendo assim, Joinville recebe uma média de turistas em torno de oito mil pessoas diariamente. Além disso, se quiserem utilizar o PIB como indicativo para aonde vai policial, fica pior ainda, porque terão que construir, no mínimo, uns três quartéis em Joinville.
Solicita para que seja mantido o discurso de campanha, tecnicidade na escolha, também na escolha de secretários, respeito às regiões, respeito a sua região de Joinville, não somente para buscar votos. [Taquígrafa: Eliana]