Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Faz menção à palavra acreditar, que nos remete ao sentido de dar crédito. Fala que hoje se vive uma situação, no País, no Estado, em que se sente compelido a deixar de acreditar nas coisas.
Discorre que é uma situação muito perigosa, porque deixar de acreditar tem se tornado caro aos brasileiros, não estar acreditando nas instituições, por exemplo, no Judiciário, porque se para de dar crédito às leis.
Cita que nas ocasiões em que o INMETRO atua na fiscalização, faz a aferição em cinco minutos, troca o selo e cobra uma taxa de R$680,00. Esta situação traz descrédito, além do questionamento sobre a destinação do valor cobrado.
Menciona que está acontecendo, no Brasil, um trabalho muito forte feito pela grande imprensa em tirar o crédito do Presidente, desestabilizar o Governo para promover o caos.
Comenta sobre o cartel, que dizem não existir, entre os Governadores de todo o Brasil, quanto à questão do aumento do ICMS. Cita um caso de Santa Catarina, onde foi apresentado um projeto para trabalhar em cima da taxa de esgoto, e o órgão regulador informou que, se diminuir essa taxa, aumenta a taxa da água. Consequentemente, está se desacreditando de todas as instituições.
Ressalta que é necessário começar a acreditar nas instituições, em cada um dos Deputados, pois eles trabalham. Afirma que é preciso trazer seriedade, pois quando se parar de acreditar nas instituições, perde o sentido estar nesta Casa.
Pede aos Deputados para que não se sintam inseguros em reclamar, não se poupar de falar aquilo que é preciso ser dito. Menciona que falou, em sua campanha, que iria fazer muita gente passar vergonha se tivesse oportunidade. Diz que é preciso quebrar o sistema, porque se paga muito caro para que o Brasil vá bem. [Taquígrafa: Eliana]