Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Faz uso da tribuna para falar da atitude do Governador Jorginho Mello em relação ao fechamento das comportas da barragem José Boiteux, tomada a partir de uma autorização federal e diz que se evitou um mal maior, pois aproximadamente um milhão de pessoas precisavam de proteção a suas vidas e ao patrimônio construído. Em tempo, discorre sobre a questão dos indígenas fazerem exigências para permitir o fechamento da barragem, tais como construção de um campo de futebol e de uma igreja, o que configura crime de extorsão. Diz que essas exigências são pertinentes à Funai, que possui uma dotação orçamentária em torno de R$645 milhões para o ano de 2023. Entende que os indígenas queriam colocar tais exigências na conta do Governador de Santa Catarina e do contribuinte catarinense.
Comenta que a Polícia Militar agiu mediante autorização do Governo Federal e dos órgãos responsáveis para dar segurança aos técnicos para poderem fechar as comportas, pois estavam sendo ameaçados. E a partir disso apareceu a narrativa de que a polícia foi truculenta, fala que em Santa Catarina isso não acontece, até porque toda a ação foi filmada e se houvesse prova já teria sido apresentada.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Utiliza a concessão de aparte do Deputado para falar, mais uma vez, a respeito da decisão do Ministério da Fazenda em relação à autorização da importação de tilápia da Ásia, comentando que Santa Catarina é o terceiro maior produtor do pescado no Brasil e que tem sua importância econômica para o desenvolvimento do Estado. Logo, pede o apoio dos nobres colegas para rever tal decisão.
Deputado Volnei Weber (Aparteante) - Corrobora com a fala do Deputado e o parabeniza. E lembra a questão do trecho Morro dos Cavalos, na BR-101.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Demonstra solidariedade à fala do Deputado, destacando o exemplo do Governador do Estado de Santa Catarina, que se posicionou e resolveu o problema. [Taquígrafa: Sílvia]