Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/12/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Fala que, por melhor e mais bem intencionadas as estratégicas e planejamentos dentro da Segurança Pública, o que realmente importa ao contribuinte é o resultado dessas ações, que em Santa Catarina reflete de forma positiva, não só pelo bom trabalho da força de segurança pública, mas pela óbvia questão da natureza pacífica e ordeira do povo catarinense, que faz com que Santa Catarina tenha um capital social a mais para apresentar àqueles que desejam investir no Estado.
Entretanto, com o passar do tempo, isso vem se alterando, e registra que recebeu muitas reclamações de aumento da criminalidade em várias cidades, entre elas Balneário Piçarras. Lembra, infelizmente, o baixo efetivo de polícia atuando em alguns municípios catarinenses, ressaltando que se o Estado não está presente, cuidando e zelando da população, o crime, a violência acaba ocupando espaço.
Questiona o planejamento estratégico de segurança das cidades, executado pelo Governo do Estado, pois nos municípios onde havia um batalhão foi transformado em companhia, aquele que tinha companhia foi transformado em guarnição especial, considerando isso um retrocesso. Esclarece que onde tinha uma base não tem mais nada, e assim abre espaço para a criminalidade.
Apresenta vídeos, mostrando criminosos agindo. Reforça o seu pedido quanto à segurança no bairro Itacolomi, registrando que está encaminhando pedido de informação, solicitando que se restabeleça uma guarnição naquela região. [Taquígrafa: Ana Maria]