Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2019
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Declara solidariedade e companheirismo à deputada Ana Campagnolo em relação às ofensas que vem recebendo do grupo de mulheres feministas.
Discute a Lei Federal n. 10.826, Lei do Estatuto do Desarmamento, ironicamente assinada pelo ex-presidente e atualmente apenado Lula da Silva. Fala da importância do porte de arma para agentes socioeducativos, enfatizando que este profissional atua com menores infratores criminosos e que, muitas vezes, os mesmos fazem parte de facções criminosas, inclusive alguns ocupam cargos de liderança. Também informa que a mesma lei dá direito ao agente penitenciário a ter porte de arma, mas deixa de fora o agente socioeducativo.
Questiona qual a segurança e qual a diferença entre o agente penitenciário e o agente socioeducativo, concluindo que não existe nenhuma, e ousando dizer que a periculosidade é muito maior, no caso do agente socioeducativo. Entende que os mesmos correm mais risco de vida, e também que sofrem com pronunciamentos de especialistas da área que defendem que não podem nem ter equipamentos de proteção. Destaca que a legislação é fraca, quando estende aos bandidos menores de 18 anos o direito de matar sem se preocupar com as consequências dos seus atos.
Finaliza seu pronunciamento com a frase: Quem poupa o lobo, sacrifica ovelhas.

Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Corrobora com o pronunciamento do deputado, citando um caso em Cocal do Sul, quando um policial militar estava levando seu filho à escola, e foi surpreendido por alunos menores de idade, que o ameaçaram por ter prendido um dos colegas por tráfico. [Taquígrafa: Ana Maria]