Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/08/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Reporta-se ao que aconteceu na ilha havaiana, a letalidade do incêndio no Havaí, com 140 mortos e mais de mil desaparecidos, ressaltando que poderia ter sido minimizada se as sirenes de alarme tivessem sido acionadas, o que não aconteceu.
Comenta que projeto de sua autoria que previa a instalação de sirenes de alertas em locais próximos aos reservatórios, em áreas suscetíveis de deslizamentos ou que costumam ser atingidas por enchentes, foi reprovado nas comissões, com parecer contrário dos Bombeiros e da Defesa Civil. Solicita a necessidade de uma nova discussão sobre o tema.
Deputado Dr. Vicente Caropreso (Aparteante) - Pondera ao deputado a oportunidade de discutir novamente a questão, alegando que é preciso aprimorar o sistema de alerta e fazer o devido treinamento. Sugere a realização de audiência pública para discutir junto aos municípios historicamente afetados com este tipo de desastre.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Sargento Lima pela colocação. Aproveita para enaltecer a importante atuação do Corpo de Bombeiros Voluntários, que completa dois anos, em Jaraguá do Sul. [Taquígrafa: Rubia]