Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/09/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Informa que fará uma denúncia grave, de que o Estado de Santa Catarina está sob um ataque contínuo contra o seu povo bom, trabalhador e ordeiro.
Solicita que a assessoria apresente um vídeo para elucidar a sua fala. E, respondendo às acusações contidas no vídeo, informa que os antepassados, aqueles que vieram para colonizar as terras catarinenses, o fizeram antes da Segunda Guerra Mundial. No vídeo também há acusação, quanto ao Ministério Público e a Polícia Militar de SC, de fazerem vistas grossas aos crimes.
Informa que o autor do vídeo é paulista e diz que a justiça precisa olhar Santa Catarina. Em resposta, o deputado cita que o Senador Jorge Seif está entrando com uma manifestação no Ministério Público Federal para que o autor do vídeo se justifique do seu crime, pois é crime acusar alguém de nazista.
Indaga o porquê dessa raiva patológica da esquerda contra o povo catarinense, e demonstra sua tristeza ao verificar que muitas vezes acusações também partem de pessoas do Estado.
Fala sobre o filme Gritos do Sul, feito por uma pessoa que aqui veio passar férias e para chamar o catarinense de nazista. Registra os pedidos de informação feitos à Prefeitura de Joinville quanto ao financiamento do filme, que foi respondido suprimindo dados para não investigar quem está pagando para nos criticar e levar uma imagem negativa perante todo Brasil.
Pede aos que não gostam de Santa Catarina que deixem o Estado e parem de atormentar o seu povo trabalhador, que tem uma cultura rica e maravilhosa, e é um dos maiores contribuintes em impostos, recebendo uma décima parte do enviado. Questiona se não seria suficiente explorar o Estado, por que ainda precisam criticá-lo também.
Finalmente, fala ao Ministério Público, a Polícia Militar e ao Governo de Santa Catarina de que foram acusados de fazer vistas grossas para situações de crimes no Estado. [Taquígrafa: Sara]