Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Inicia elogiando o trabalho dos Deputados Federais que se destacaram no que diz respeito a PEC n. 186/2019, aprovada em Brasília, e que previa o congelamento de salários e de promoções para os profissionais da Segurança Pública. Lê trechos da carta do Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, o General Girão, em que o mesmo salienta sua discordância sobre alguns itens do texto da PEC. Narra o General que, desde que a PEC iniciou sua tramitação no Senado Federal, sempre deixou claro que não concordava com a proposta criada do controle de gastos dos Estados e Municípios, em que as forças de Segurança Pública e seus profissionais fossem impedidos de receber qualquer tipo de promoção, tendo os seus salários e reajustes congelados. Explica também que, juntamente com Deputados Federais ligados a Segurança Pública, tentou-se uma construção junto ao relator da PEC, na Câmara dos Deputados, para retirar esta medida de austeridade aos profissionais da Segurança Pública.
Agradece a todos os Deputados Federais que ajudaram nesta importante conquista, a manutenção da progressão e das promoções, reconhecendo que foi um trabalho árduo, citando o Deputado Federal Daniel Freitas, de Criciúma, e o General Girão, como os grandes líderes da pauta. Acrescenta que a profissão precisa ser atrativa para os jovens e respeitada pela sociedade.
Finalizando, afirma que o auxílio emergencial vai ajudar muitos brasileiros a sobreviver, tendo em vista a situação econômica do País, que tende a se agravar devido ao avanço da pandemia. [Taquígrafa: Ana Maria]