Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2022
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Pede ao Governador que não apareça com menos de 100 policiais para Joinville, pois esse foi número que deu para os Deputados da sua base na 3ª Região Militar. Afirma que o norte do Estado paga a conta e foi muito prejudicado pela falta de efetivo policial militar, e diz que não acredita na justificativa de que existe um sistema de movimentação de tropa.
Refere-se ao projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a responsabilidade civil do Estado de Santa Catarina quanto aos apenados que foram beneficiados pela saída temporária. Menciona atos cometidos por esses detentos, quando saem, como assaltos, crimes, confrontos entre facções rivais, mostrando fotos e manchetes. Ressalta que isso traz uma responsabilidade do Estado em cima daqueles que são tutelados por ele, e os prejuízos causados por esses detentos. Entende que essas pessoas deveriam passar por um severo processo para avaliar se ela tem condições ou não de estar na rua.
Menciona que o Estado cresceu diante da arrecadação, pois ele está tributando mais e arrecadando mais. Discorda da "matemágica" que é explicada aqui por um ou outro Deputado que quer elogiar a arrecadação, e diz que isso é vergonhoso, pois ela deveria diminuir tendo em vista que o Estado teve menos gastos. [Taquígrafa: Eliana]