Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/07/2023
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Registra que hoje é um dia triste e complexo, e comenta que a Reforma Tributária que está prestes a ser apreciada e aprovada é um passo em direção à economia argentina e venezuelana. Lamenta que um projeto tão importante para o futuro da nação brasileira seja votado de forma assodada e com o pedido de voto secreto. Destaca que todos os deputados da Região Sul do país ficaram de fora da discussão, e acrescenta que a maioria dos deputados não sabem o que irão votar por falta de transparência da Presidência da Câmara.
Discorre sobre a falta de liberdade de expressão que existe atualmente no país.
Considera que o pacto federativo já é injusto e castiga o Sul do Brasil, e, agora, sem tempo para estudo ou análise, será votado o projeto mais importante do atual governo. Lembra que o Sul não votou majoritariamente no atual presidente, principalmente os catarinenses, mas vamos pagar a conta.
Deseja que as suas palavras fiquem registradas, considerando um desrespeito com o Sul e com aqueles que fazem do Brasil um país gigante, pois é um caminho sem volta. Também lamenta o silêncio de diversas entidades, empresários e políticos a respeito da Reforma Tributária. Questiona a centralização dos recursos nacionais, e defende que o correto é a descentralização e a permanência dos impostos em cada Estado e Município.
Deputado Pepê Collaço (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo assunto abordado. Tece críticas à centralização dos recursos do país em Brasília. [Taquigrafia: Northon]