Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/04/2019
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Lembra a passagem, na presente data, do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Registra que esteve na cidade de Videira, onde teve a oportunidade de participar da inauguração da AMA-Associação dos Amigos dos Autistas. Relata que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas para ampliar o conhecimento e reduzir o estigma da condição do autista, citando que o Transtorno do Espectro Autista-TEA é um distúrbio neuro de desenvolvimento, caracterizado por dificuldades de interação social, deficiências verbais, físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento, que se desenvolvem na infância. O autista requer atenção especial de todos que estão a sua volta. Explica que existe necessidade muito grande de aceitação dos pais do diagnóstico precoce, é uma das principais barreiras da doença, quando detectada muito tarde irá dificultar muito o tratamento.
Finaliza, solicitando a todos que se envolvam mais com essa causa, que conversem em casa com a família, com os vizinhos sobre o assunto para que todos tomem consciência do problema.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema que trouxe à tribuna, e que todos possam se interar mais sobre a questão.

Deputado João Amin (Aparteante) - Menciona que teve a oportunidade de ouvir a palestra do escritor Rodrigo Tramonte, que é autista, o mesmo faz caricatura, tem um humor fantástico, e a palestra serviu para que conhecesse melhor as dificuldades que os autistas enfrentam no dia a dia.

Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Cumprimenta o deputado por trazer a questão à tribuna, diz que o doutor Lair Ribeiro apresentou algumas questões que podem minimizar a doença, o que vai contribuir muito para a temática. [Taquígrafa: Ana Maria]