Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/04/2021
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Menciona, perplexo, que dentro de alguns dias, nesta Casa, será preciso justificar como que alguém compra 200 respiradores sem querer, uma compra de R$33 milhões sem querer. Diz que é grande a sua expectativa em relação a este dia para ver como vão justificar. Relata que viu o editorial de uma TV de Santa Catarina, que achou muito importante, não consta o autor, mostrando aquilo acontece aqui, no Estado, e acontece também em âmbito federal.
Lê o editorial em que constam algumas citações como estas: "Nesta terça-feira, em Brasília, será instalada a CPI do Covid, que vai investigar a conduta do Governo Federal e as verbas destinadas a Estados e Municípios durante a pandemia." "A CPI começa desmoralizada, desacreditada pela opinião pública, pelo alto grau de suspeição dos seus dirigentes. Os 11 Senadores que fazem parte da comissão, já costuraram o acordo para entregar a presidência da CPI ao relator Omar Aziz, ex-Governador do Amazonas, que foi alvo da Polícia Federal." "Renan Calheiros, recordista em denúncias e escândalos, está sendo indicado como relator."
Continua lendo o que consta no editorial: "Qual a moral desses Senadores, abalroados de processos, para conduzir uma investigação isenta sobre desvios de dinheiro público durante a pandemia?" "É preciso, sim, responsabilizar quem foi culpado pelo caos, governantes destruíram a economia em nome do distanciamento social, com lockdowns inconseqüentes, empresas quebraram, empregos desapareceram e a fome voltou a rondar os lares."
Diz ainda no editorial: "Este não é um bom momento para a CPI, todas as ações políticas de governantes deveriam ser no sentido de conter a crise sanitária, de unir esforços em torno da imunização da população, de propor medidas urgentes em benefício dos setores econômicos mais atingidos, recuperando empregos e rendas. É o momento de priorizar a vacinação em massa, evitando mais mortes e canalizar recursos para equipar hospitais para melhor atender a população hoje e no futuro." "A CPI não é uma prioridade nesse momento. Com os Senadores Aziz e Renan no comando, até que se prove o contrário, a CPI é um grande circo armado, um deboche, pois mostra a falta de sintonia entre os políticos e a sociedade."
Finalizando, diz que o texto conseguiu sintetizar o seu pensamento, com exceção de que não é momento para CPI, pois, em sua opinião, todo momento é bom momento para CPI, para investigar. Ressalta que Santa Catarina não diverge dos outros Estados, no que diz respeito ao mau uso do dinheiro público durante esse período de calamidade, afastando todos de uma possibilidade mais tranquila, não pelos efeitos do vírus, mas pelos efeitos nocivos da política que existe em torno do vírus. [Taquígrafa: Eliana]