Pronunciamento

Romildo Titon - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/10/2005
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, visitantes, aqueles que nos assistem através da TVAL, eu queria falar aqui, hoje, sobre um evento muito importante que aconteceu na última semana no município de Capinzal, evento este que se está tornando tradicional e reconhecido não só no oeste catarinense como no estado de Santa Catarina, pelo tamanho e pela importância, pois que a cada ano vem-se firmando mais no contexto estadual, que é a Expovale.
Esse evento foi idealizado pelo prefeito do município de Capinzal, Nilvo Dorini, tornou-se um dos maiores eventos de toda a região e a cada ano está com um sucesso maior. Desta vez o evento durou sete dias e não só a sociedade de Capinzal, como de toda a região oeste catarinense, além de outros estados, teve a oportunidade de participar. Lá se firmaram muitos negócios e lá tivemos a oportunidade de mostrar a economia da região, a indústria, o comércio e a pecuária.
É um evento inédito na nossa região, deputado Pedro Baldissera, porque pela primeira vez aconteceu o leilão de três raças importantes, o qual foi transmitido pelo canal do boi e pessoas do Brasil inteiro tiveram a oportunidade de comprovar a qualidade dos animais, o investimento que o nosso pecuarista faz em novas tecnologias, buscando a oportunidade de mostrar ao Brasil a qualidade e a genética do gado simental, do limousin e do charolês.
E todos os animais que colocados à venda foram vendidos por um preço que realmente deixou todos os vendedores satisfeitos, inclusive aqueles que são simpáticos à criação das raças simental, limousin e charolês. Então, lá tivemos a oportunidade de participar de um leilão, deputado Onofre Santo Agostini (v.exa. que é de uma região de grandes pecuaristas), no qual foi vendido um animal de qualidade que chegou a quase R$ 15 mil, demonstrando que os investimentos que os nossos pecuaristas fazem são de primeira qualidade, de primeira linha, com tecnologia de ponta. Assim, os animais agradaram não só aos participantes que lá estavam, como também aos compradores de outros estados, que tiveram a oportunidade de fazer bons negócios através do canal do boi.
Mas o evento só teve sucesso graças à parceria que lá foi feita entre o poder público, a iniciativa privada, o setor produtivo, os nossos pecuaristas, os agricultores e os comerciantes, que trabalharam de forma conjunta, no sentido de divulgar aquele município, a sua produção, as suas novas tecnologias, deixando Capinzal de ser apenas a capital nacional do chester, como é conhecida e reconhecida não só por esta Casa, como também pelo Congresso Nacional, passando a ser uma das grandes produtoras não só na área agrícola, como na pecuária, na indústria e no comércio.
Quero, neste momento, parabenizar a administração pública na pessoa do prefeito Nilvo Dorini, que teve a sensibilidade de promover esse evento, que a cada ano alcança mais sucesso, podendo mostrar a Santa Catarina que o crescimento de Capinzal não é em vão, pois preza a qualidade daquilo que lá se produz e a gente que lá vive.
Queremos, também, parabenizar todos aqueles que tiveram a oportunidade de expor os seus negócios, pois mais de R$ 5 milhões em negócios foram firmados e mais de 750 animais foram vendidos, sem que nenhum animal voltasse para casa, demonstrando que a pecuária de Capinzal tem uma boa qualidade, uma boa genética, oportunizando a todos bons negócios, tanto para os vendedores como para os compradores.
Assim sendo, deixo da tribuna da Assembléia Legislativa o meu reconhecimento, como deputado representante daquela região, a todos os que trabalharam na Expovale, que obteve um sucesso enorme, que passa a ser um dos grandes eventos do estado de Santa Catarina, na qual circulam milhares de pessoas todos os dias. Neste ano, houve shows e rodeios country, oportunizando a todas as camadas sociais apreciarem o lazer que mais gostam.
É uma pena que o deputado Reno Caramori não esteja agora aqui presente, pois ele esteve participando conosco, pela primeira vez, de um grande acontecimento que ocorre todos os anos em Campos Novos, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.
A romaria de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores eventos que acontecem no sul do país, uma grande procissão que cada ano se torna maior. Este ano estiveram lá presentes aproximadamente 70 mil pessoas, romeiros que vieram de vários estados e, principalmente, da nossa região, que todos os anos participam desta data marcante na história de Campos Novos, comandada pelo padre Armando.
O padre Armando, juntamente com a administração municipal de Nelson Cruz e Cirilo Rupp, proporcionou uma belíssima recepção a todas aquelas pessoas no bairro Nossa Senhora Aparecida, que cada ano se torna mais tradicional e conhecido pelo número de romeiros que participam da procissão, depositando sua fé, pagando as suas promessas e acreditando no poder divino que tem condições de ajudar muitas pessoas.
Então, deixo aqui registrado esse grande evento realizado em Campos e Novos e uma das maiores romarias do sul do país, que se torna cada vez maior, que hoje é chamada Romaria da Integração, porque reúne aproximadamente 70 mil pessoas.
Deixo a minha saudação ao padre Armando, que é o grande idealizador e organizador dessa romaria, bem como a toda a equipe que colaborou para o sucesso daquele evento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)